A ludopatia se apresenta como um risco à saúde pública brasileira. Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Bauman, em sua obra A Sociedade Líquida, alega-a como fluida, adaptando-se às suas possibilidades mais confortáveis e que apresentem melhor recompensa de forma mais rápida e fácil. Embora o país estabeleça uma postura contra a prática de jogos de azar, presencia diariamente a divulgação desse costume como algo corriqueiro e cotidiano, exibindo um perfil quase inofensivo para a população. Muitas vezes, a população acaba aderindo à prática desse tipo de jogo, adaptando-se de forma corriqueira a uma fonte de renda e prática cotidiana, abrindo as portas para uma possível dependência.
O vício que os jogos de azar exercem diante das famílias brasileiras causa um dano muitas vezes irreparável, tanto financeiro quanto psíquico, para a vida do usuário e de seus familiares. O filme Até que a Sorte nos Separe explora a imagem de uma família que vive um drama diário, expondo desde a irresponsabilidade financeira até a ideia de dependência em jogos de aposta, vivendo em um looping de instabilidade. Embora a obra tenha o interesse de divertir o telespectador, quando essa idealidade é posta em uma pessoa real, toma consequências catastróficas, tornando-se também um risco para a saúde pública brasileira, colocando-se como um verdadeiro pesadelo para quem vivencia essa prática por qualquer membro da família, desestruturando lares e causando prejuízos psíquicos graves, que precisam ser tratados com urgência.
Portanto, é necessário diminuir a prática de jogos de azar. Para isso, agentes como a OMS, em parceria com o Ministério da Saúde, devem se posicionar com campanhas de conscientização para o entendimento da população em sua totalidade, por meio de mídias televisivas, digitais e presenciais em escolas públicas e privadas de todo o país, a fim de melhorar a situação brasileira, informando a população sobre os riscos que o vício pode causar em suas vidas, oferecendo canais de apoio psicológico e incentivando a busca por tratamento, respeitando os direitos humanos e a dignidade dos afetados. Logo, o vício por jogos de azar é um grande risco para a população, desestabilizando cadeias desde as famílias brasileiras até mesmo a economia do país, necessitando de uma solução e posicionamento de autoridades responsáveis de forma urgente e funcional.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: norma - ocorrências de siglas, repetições e estilo informal (ex.: “alega-a”, uso repetido de termos; recomendo revisar para maior clareza), coesão - algumas orações longas favorecem o erro de conectivos; sugiro: inserir conectores de síntese e de comparação entre ideias (por exemplo, Além disso, Contudo, Assim, Diante disso). Conteúdo - embora contextualize ludopatia, faltam transições mais claras entre argumentos; melhorar a progressão. Intervenção - boa presença de agente, ação, meio e finalidade; detalhar, ainda que sucintamente, metas mensuráveis e prazos. Sugestões: reescrever a introdução com tese explícita, dividir desenvolvimento em parágrafos temáticos e encerrar com uma proposta de intervenção com etapas.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.