Antes de tudo, percebe-se um evidente descanso governamental em torno do comportamento de indivíduos no controle de dados na internet. Nesse sentido, de acordo com o artigo 6• da constituição de 1998, todos tem direito universal a dignidade, mas essa garantia nem sempre se concretiza na prática, principalmente no que diz respeito a ausência de fiscalização adequada como resultado, de manipulação dos indivíduos no meio digital que os algoritmos mudam o que os usuários vê.
Além disso, é cabível pontuam que as desigualdades sociais intensificam no comportamento dos usuários pelo controle de dados na internet. Consoarte com a filosofia Hanna Arendit: “ a essência dos direitos humanos é o direito de ter direito.”
Portanto, cabe ao estado investir uma maior parcela do PIB para combater o comportamento dos indivíduos no controle de dados na internet, essa ação deve ocorrer por meio do ministério de Educação, órgãos responsáveis para elaborar planos e políticas públicas, voltadas para campanhas e maior fiscalização no meio das plataformas digitais. Tal ação tem a finalidade da omissão governamental, mas também desigualdade sociais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros comuns: gramática/ortografia e escolhas lexicais inadequadas: “descanso governamental” (trocar por “omissão/irregularidade”); “construção da constituição” e datas incorretas; concordância verbal: “manipulações ... comprometem”; uso de conectores pouco precisos: “Antes de tudo”, “Além disso” podem ser mantidos, mas a coesão falha em progressão lógica; citação com erro de formatação: “artigo 6•”; ideia principal pouco desenvolvida e argumentos soltos.Melhorias: reescrever introdução mais objetiva, por exemplo: “A manipulação do comportamento por dados na internet ganha dimensão ética e social;” corrigir: “conforme a Constituição de 1988, art. 5º, §…”; sustentar com dados ou exemplos; usar conectivos de causalidade e comparação: “por isso”, “além disso”, “no entanto”. Proposta de intervenção: detalhar agente (Estado e agências), ação específica (regulamentação de plataformas, fiscalização independente), meio (orçamento, leis), finalidade (reduzir desigualdades e proteger direitos humanos). Ex.: “O Estado, por meio do Ministério da Educação e da ANPD, deve criar políticas públicas de alfabetização digital, com fiscalização independente das plataformas, financiadas por uma alíquota específica, visando reduzir a manipulação de dados e promover igualdade de acesso.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.