Avatar do usuário
Por dyonatha
Quantidade de postagens
#122313
George Orwell, em sua obra "1984", descreve uma distopia na qual os meios de comunicação são controlados e manipulados para garantir a alienação da população frente a um governo totalitário. Entretanto, tal ficção se concretiza na contemporaneidade, uma vez que, muitos indivíduos se encontram alienados. Nesse contexto, questões políticas e sociais devem ser postas em vigor, a fim de combater a manipulação midiática no país.
Sob esse prisma, em suma, a alienação tece de distorção entre o indivíduo e sua própria vida, resultando em uma sensação de desconexão. Ademais, é indubitável que as informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo. Desse modo, os veículos midiáticos acabam se tornando responsáveis por transmitir e formar a opinião de grande parte da sociedade brasileira.
Outrossim, o bordão “Isso a Globo não mostra” popularizado nos ambientes virtuais como forma de crítica ao silenciamento ou ocultamento de informações importantes, evidenciando que tais veículos midiáticos não cumprem com sua responsabilidade. Além disso, conforme foi apurado pelo DataSenado, cerca de 79% da população brasileira utiliza o “Whatsapp” como fonte de informação, um dos maiores disseminadores das “fake News” que são outro fator que corrobora com a manipulação midiática, se tratando de notícias falsas ou até mesmo distorcidas fortemente convincentes.
Sob esse prisma, é evidente que a manipulação das mídias é um empecilho para o avanço da sociedade brasileira, portanto, cabe ao Ministério da Educação inserir na BNCC(Base Nacional Comum Curricular) dentro do componente de Língua Portuguesa um conteúdo de checagem de informações, que ocorrerá por meio de aulas dinâmicas nas quais os professores ensinaram os alunos buscarem por fontes confiáveis e a expandir suas fontes de confiança não se prendendo a um único veículo. Dessa forma, criando uma sociedade mais crítica e por consequência menos alienada e manipulável.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade[…]

O cerrado, o cerrado e o segundo maior bioma do br[…]

Cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e[…]

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.