Avatar do usuário
Por Yeonnie
Quantidade de postagens
#139190
O período colonial brasileiro, datado do século XVI ao século XIX, fora marcado pelo tráfico de escravizados oriundos do continente africano, os quais, ainda que sob condições adversas, trouxeram consigo sua cultura e suas manifestações artísticas. Não obstante, ainda que com a abolição da escravatura pela Lei Áurea de 1888, a inserção da chamada "africanidade" no Brasil apresenta desafios para a valorização de sua herança no país. Sob tal conjuntura, a marginalização e apatia social, concomitantemente à negligência governamental, atuam como fatores potencializantes do imbróglio e sua enraização no cotidiano brasileiro.
Sob esse viés, em princípio, o pensamento segregacionista racial se manifesta até o presente na sociedade civil, justificado por exemplo pela demolição de cortiços habitados por ex-escravos nas áreas centrais urbanas no período imperial. Dessa forma, a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, em sua obra literária "Quarto de Despejo", 1960, metaforiza que as cidades são como uma moradia, onde os centros urbanos são como a sala-de-estar, apresentável, e as áreas marginais, isto é, as favelas, o "quarto da bagunça", onde tudo aquilo que é considerado desagradável aos olhos é despejado, nesse caso, as manifestações da cultura africana. Desse modo, por herança do pensamento discriminatório petrificado no país, as manifestações africanas são vistas como desagradáveis ao olhar e indignas de apreço, apenas por estarem majoritariamente concentradas longe dos principais locais públicos, isto é, nas margens.
Outrossim, atua como agente potencializador do imbróglio a negligência governamental e sua passividade quanto aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Desse modo, o filósofo Nicolau Maquiavel atesta que o principal objetivo do governo é a manutenção do poder, o que deixa em segundo plano o bem-estar social. Símil aos ideais do filósofo, concretiza-se sua tese, de maneira errônea, dado o silenciamento estatal e sua mansidade em assegurar a beatitude da nação, o que rompe com os deveres cabíveis ao Estado, garantidos pela Constituição Federal de 1988, de manter a harmonia social igualitariamente para todos. Contudo, é notório que tal totalidade não abrange os afrodescendentes subjugados e invisíveis aos olhos da sociedade civil, o que aparenta que alguns são, aos olhos do supremo-poder brasileiro, "mais iguais" que outros.
Dessarte, ao Ministério da Educação, aliado ao Ministério da Cultura, concerne a adoção de medidas exequíveis que visem a atenuação dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Desse modo, a efetivação e aplicação de palestras e manifestações culturais, além da reformulação do material didático, nas escolas, à fim de levar às primeiras formas de aprendizagem o contato com a herança africana, com ajuda de figuras públicas afrodescendentes e historiadores especializados na área. Assim, quebram-se os vínculos com o lastro histórico escravocrata e suas mazelas, assegurando o bem-estar não apenas dessa população, mas da nação brasileira como um todo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    O uso de "à fim" está incorreto; o correto é "a fim". Reformule para "nas escolas, a fim de levar às primeiras formas de aprendizagem...". A proposta inclui os quatro elementos, mas carece de detalhamento.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.