Avatar do usuário
Por Carolzudinha
Quantidade de postagens
#140266
Na música "Corra", o cantor Djonga aborda a violência e o preconceito sofrido pelos povos africanos durante o período de formação do Brasil, em uma das passagens, o compositor diz "Sem meu povo tudo não existiria". Tal reflexão retrata a realidade da sociedade brasileira, que apesar de ter grande parte de seus costumes herdados da cultura africana, apresenta diversos desafios para a valorização da então cultura afro-brasileira. Esses problemas são gerados em maioria por atitudes e ideologias racistas, bem como uma depreciação histórica sofrida pelas práticas culturais originadas dessa comunidade.
A princípio, é importante ressaltar que um dos maiores motivos do preconceito no Brasil, são os vestígios do Darwinismo Social, teoria eugenista que era utilizada pelos colonizadores europeus como base para justificar a dominação do território africano, partindo da crença de que os povos que habitavam esse território eram menos civilizados. Tal atitude fez com que os saberes, vontades e ritos africanos fossem menosprezados naquela época e seguissem até a atualidade assim.
Além disso, outro fato que prejudica a valorização da cultura desses povos são os resquícios da marginalização sofrida por essa etnia. Os quais podem ser observados ao analisar o preconceito com os costumes africanos, como o Candomblé e o uso da planta Cannabis no Brasil, que era utilizada pelos povos dessa raça como método terapêutico e recreativo. A prática desses atos era considerada no período pós-abolicionista como "vadiagem" pelas leis e população brasileira e atualmente ainda são alvo de visões preconceituosas.
Portanto, é necessário que o Estado fiscalize e puna essas atitudes racistas, pode fazer isso por meio de organizações voluntárias, com o papel de fiscalizar tais atos. Além disso, é necessário um endurecimento das leis que abrangem a proteção da comunidade negra em solo brasileiro, isso pode ser feito junto ao Ministério da Justiça. Dessa forma, o Brasil conseguirá se ver livre do preconceito com a herança de costumes africanos e caminhará para uma vida menos amarga na terra que é casa da cana-de-açúcar.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, há erros de pontuação, como o uso inadequado de vírgula antes do verbo em "motivos do preconceito no Brasil, são". Corrija removendo a vírgula. Na Competência 4, a coesão pode ser aprimorada com conectivos mais claros; por exemplo, substitua "A princípio" por "Em primeiro lugar". Na Competência 5, falta detalhamento na proposta de intervenção. Especifique como as organizações voluntárias atuarão e quais leis serão endurecidas para proteger a comunidade negra.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Eii, obrigada por me responder! O que faltou nas o[…]

Ei! Gostei da sua argumentação sobre a falta de re[…]

Gravidez na adolescência

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto int[…]

Sedentarismo infantil

Eiii, não sou profissional tá? Achei seu texto bac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.