Avatar do usuário
Por gabrielle32
Quantidade de postagens
#160353
A sustentabilidade ambiental é estritamente ligada a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a cautela de recursos naturais, garantindo a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. O filósofo grego Aristóteles afirma que a "natureza" é um meio que não faz nada em vão, mas que tal verdade parece ser ignorada pela população brasileira e pelas políticas públicas pouco eficazes.
Entretanto, o desenvolvimento atual de consumo desenfreados, é um dos principais vilões da sustentabilidade. A extração excessiva de recursos e a geração de resíduos causam degradação ambiental, acúmulo de lixo e impactos na natureza, como aponta o crescimento de desmatamentos e de queimadas no Brasil. Diante disso, é um grande desafio alinhar o desenvolvimento econômico com o consumo consciente para suprir às necessidades atuais sem comprometer o futuro.
Entretanto, isso implica em repensar padrões de produção e consumo para reduzir o desperdício, a poluição e o uso de recursos naturais, visando promover práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade e dos indivíduos. Além disso, considerar as dimensões econômicas, sociais e ambientais é o tripé da sustentabilidade, pois, irá garantir a promoção de crescimentos sem esgotar os recursos para as futuras gerações, preservar de forma racional os ecossistemas e garantir bem estar e igualdade para todos.
Em síntese para combater esse estigma, é necessário reduzir, reciclad e reutilizar o lixo, economizar água e energia em casa, utilizar menos o carro, preferindo andar de bicicleta ou usar o transporte público e consumir de forma consciente na escolha de produtos sustentáveis e em empresas com condutas responsáveis. Dessa forma, será possível garantir um desenvolvimento sustentável e econômico de bem estar para todos sem comprometer futuras gerações.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
640
pontos
Desbloquear

    Erros de norma: redação com muitos deslizes gramaticais/tipos (ex.: “desenvolvimento atual de consumo desenfreados” (falso concordância), “suprir às necessidades” (abreviação correta: suprir as necessidades), uso de “pois, irá” (redundância) e “bem estar” (bem-estar). Correção prática: “o consumo desenfreado”, “suprir as necessidades”, “pois irá garantir” → “pois garantirá”; “bem-estar”. Coesão/Coerência: alternância excessiva de conectivos (“Entretanto” aparece repetidamente); empregar progres­são lógica: introdução → problema/diagnóstico → ações claras → conclusão com intervenção. Sugestão de melhoria: usar conectivos de contraste/modulação: “porém”, “além disso”, “consequentemente”. Conteúdo: competência 5 carece de detalhamento de agente e meio na intervenção. Proponha: Governo (agente), política pública de reciclagem (ação), redes de educação ambiental (meio), finalidade de reduzir emissão/qualidade de vida (fim). Ex.: “O governo, por meio de financiamento à coleta seletiva (meio), ampliará a fiscalização e criará metas (ação) para reduzir resíduos, visando melhorar a qualidade de vida (finalidade).”

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avaliação rápida da redação Competência 1 – Norma[…]

Redação UFGD 2026

Na série "Anne with an E", adaptação lit[…]

Na obra musical “Young and Beautiful” da cantora a[…]

No passado, era muito comum ver idosos chegando ao[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.