Avatar do usuário
Por KMAIZA
Quantidade de postagens
#134228
Embora a Constituição Federal de 1988 afirme que todos os cidadãos possuem direitos ao meio ambiente, nota-se que essa garantia não acontece adequadamente, pois caminhos ainda precisam ser traçados para promover a crise ecológica. Isso ocorre devido à poluição e também por desmatamento. Logo, medidas são necessárias para alterar esse quadro.

Sob esse viés, há de constatar a débil ação governamental, enquanto mantenedora do impasse. Nesse sentido, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência da entidade do Estado - representada por um monstro marinho - em proporcionar meios que visem a harmonia social, mediante ações coletivas entre as autoridades. Todavia, note-se a escassez de medidas aderidas pela federação, tais como estabelecer leis e normas ambientais mais rígidas, além de oferecer subsídios e incentivos fiscais tanto para empresas quanto para residências que adotam fontes de energia limpa. Destarte, essa negligência representa uma das causas do imbróglio.

Ademais, é preciso considerar o fator grupal. De acordo, com o ilustre filósofo alemão Jurgen Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo, constitui uma etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo no debate - na mídia, escola e família - a respeito da perda de biodiversidade, coíbe o poder transformar da deliberação e, consequentemente, ocasiona a formação de indivíduos sem pensamento crítico e empatia. Esses, por esse motivo, fomentam a degradação dos ecossistemas e mudanças climáticas. Em vista disso, discorrer criticamente a problemática é um dos passos para a consolidação do progresso sociocultural.

Portanto, é irrefutável a importância da mídia como disseminadora de informações e o poder do Estado na resolução do problema. A esse respeito, é de extrema seriedade a ação do Congresso Nacional (órgão constitucional responsável pela elaboração e fiscalização de leis) na elaboração de uma legislação que promova uma alternativa para acabar com os problemas interligados que ameaçam a biodiversidade e a saúde do planeta, por meio de reuniões com especialistas em economia, com o fito de mitigar o problema e, futuramente, restaurar o progresso nacional. Assim, o Brasil reverterá o estado de perdas ambientais onde afetam tanto o meio ambiente quanto a sociedade e irá garantir a ordem social.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.