Avatar do usuário
Por Rayrlo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127499
De acordo com a Constituição Federal do Brasil (CF/88), que é o maior ordenamento jurídico brasileiro, a saúde é um direito de todos e deve ser garantido pelo Estado. Entretanto, nem todos possuem acesso a um sistema de saúde digno. Diante disso, faz-se necessário um maior diálogo entre a população e o governo sobre métodos para melhoria do acesso a um bom sistema de saúde no Brasil.
A princípio, podemos destacar que a saúde no Brasil sempre foi distribuída de forma desigual, onde desde antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), quando surgem os Institutos de Aposentadoria e Pensão, só tinha acesso à saúde o trabalhador que poderia pagar por ela, e até mesmo os que pagavam, por muitas vezes, não tinham o devido acesso. Sendo assim, mesmo com o passar dos tempos e a criação do SUS, a saúde pública continua sendo uma grande problemática no país.
Em segundo plano, podemos ressaltar que com a pandemia do Covid-19 o problema da saúde pública se agravou. Nessa perspectiva, tornou-se cada dia mais comum filas gigantescas nos hospitais e comunidades, como as ribeirinhas e municípios de pequeno porte, sem acesso a sequer uma unidade de baixa complexidade e até mesmo a qualquer tipo de profissional da saúde. Grande parte desse problema é causado pela falta de investimento e o desvio das verbas públicas para investimento na área da saúde.
Dado o exposto, para melhorar o acesso a uma saúde digna é importante dar mais voz a população e também a melhoria nas políticas públicas de saúde, além de mais investimento por parte dos governantes, fiscalização pelos órgãos competentes e incentivo a programas como o médico sem fronteiras e unidades de atendimento fluviais como o doutores das água. Desse modo isso irá melhorar e garantir a todos uma sociedade mais justa e equitativa.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

O "ciclo do ouro" – ocorrido no Brasil n[…]

A filósofa Hanna Arendt, em seu livro Eichmann em […]

A discussão sobre os desafios das mulheres na luta[…]

O livro "Olhos d’água", de Conceição Eva[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.