Avatar do usuário
Por lilalves
Quantidade de postagens
#139711
"Nada é permanente, exceto a mudança". Essa frase do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso pontua bem as constantes mudanças por que passa a sociedade brasileira atual, especificamente no âmbito social, no que tange aos desafios para a valorização da herança africana no país. Tal conjuntura incita um maior engajamento do Poder Público e da mídia para o arrefecimento dessa problemática.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais como promotora dessa lacuna. Assim, segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Diante disso, a negligência governamental sobre a própria raiz brasileira é uma barbaridade que transforma-se em desigualdades e em preconceitos. Em consequência, se nem a "máquina pública" valoriza e protege essa herança, é óbvio que a sociedade não terá punho para lutar por sua história. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Além disso, a permanência dessa intempérie perdura devido à falta de abordagem midiática sobre o assunto. Nesse contexto, é válido mencionar a tese sobre o "silenciamento dos discursos", proposta por Karl Marx. Desse modo, de acordo com o sociólogo, os veículos de comunicação de massa realizam uma proposital exclusão de certos temas por eles tratados, com objetivo de mascarar graves mazelas da sociedade. Nessa perspectiva, segundo o dito por Marx, as mídias atuais pouco veiculam notícias relacionadas à cultura africana e sua vasta participação na história do país. Por isso, uma pequena parcela do povo reflete sobre esse assunto e, consequentemente, deixa de exigir que medidas sejam tomadas. Diante do exposto, clama-se uma breve solução, visto que esse descaso midiático impede que parte dos brasileiros tenham acesso a sua origem.
Urge, portanto, que o Governo Federal, órgão responsável por administrar todas as diretrizes do país, invista em programas sociais, por meio de quantias monetárias para diversas instituições, em busca de ampliar o raio de informação. Posto isso, tal ação deve ter o fito de mediar as precariedades e as omissões enfrentadas pela cultura africana. Logo, é substancial que a mídia, veículo digital de comunicação que incorpora valores e posturas, promova campanhas, por intermédio de comerciais e palestras, que tenham como finalidade enfatizar a herança e diversidade de matriz africana que o país detém. Com essas medidas, a problemática em questão será amenizada gradualmente em prol de um Brasil melhor. Afinal, parafraseando Heráclito, a mudança deve ser o princípio fundamental de tudo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta alguns erros gramaticais, como "transforma-se" em vez de "transformar-se" e "punho" que deveria ser "pulso". Sugere-se corrigir para evitar tais deslizes. A proposta de intervenção inclui os quatro elementos, mas carece de detalhamento. Para melhorar, poderia especificar como as campanhas midiáticas seriam implementadas ou quais instituições receberiam apoio financeiro. No geral, o texto é bem estruturado e coerente com o tema proposto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.