Diante desse cenário, torna-se evidente que a inércia estatal é um potencializador ao problema supracitado. De acordo com o filósofo inglês, Thomas Hobbes, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem no processo de coletividade. Contudo, essa idealização de Hobbes não é posta em prática na sociedade contemporânea, pois desde a chegada dos primeiros navios negreiros até os dias de hoje, foram perdidos incontáveis traços da cultura africana - como a crença em algumas divindades. Com efeito, não observa-se, na prática, medidas efetivas para solucionar essa adversidade
Ademais, é imprescindível evidenciar que o silenciamento da mídia é um fator agravante para a questão da valorização da herança africana. Segundo a pensadora brasileira, Djamila Ribeiro, o primeiro passo para solucionar um problema é tirá-lo da invisibilidade. Todavia, fica evidente que tal pensamento não se reverbera no panorama do país, pois o revés em questão é negligenciado pela mídia, haja vista que grande parte do corpo social chega a desconhecê-lo. Por conseguinte, tornando sua resolução um sonho distante.
Urge, portanto, a necessidade de desenvolver ações eficazes para o solvimento dessa anomalia. Para tanto, faz necessário que o Governo Federal - responsável pelo bem estar social da população - promova, em parceria com escolas, palestras de cunho informativo, por meio de eventos escolares, que teriam como objetivo principal resgatar características perdidas dos porcos afro-brasileiros, afim de instruir os alunos sobre o tema.
Outrossim, é dever da mídia elaborar campanhas informativas, que seriam veínculadas em meios de comunicação em massa - como jornais e telejornais, afim de tirar esse problema do silenciamento. Assim, o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos constitucionais, como previsto na Constituição Federal de 1988.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais como "afim" em vez de "a fim", e "veínculadas" em vez de "veiculadas". Melhore a coesão com conectivos mais claros. Proposta de intervenção carece de detalhamento, como o meio para executar as palestras.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.