No contexto político-social do Brasil Colonial no século XVI, a influência política concentrava-se nas mãos dos detentores de terras, uma vez que estes exerciam domínio sobre os meios de produção e, assim, detinham parte do capital financeiro. Nesse âmbito, o domínio da estrutura fundiária perpetua-se através da herança - mecanismo responsável por garantir o domínio dos bens matérias às gerações seguintes - de modo a salientar as desigualdades sociais. Esse problema advém dos privilégios vividos pela elite fundiária em decorrência do domínio agrário e seu consequente poder político.
Nesse contexto, durante o período colonial brasileiro, o Governo Português cedeu a determinados indivíduos o domínio das capitanias hereditárias - mecanismo utilizado para assegurar o governo sobre o território colonial - e, desse modo, garantiu-lhes poder político e consequentes privilégios. Entretanto, a concentração da influência política e sua perpetuação familiar tornou-se um agravante das desigualdades sociais, haja vista que a hereditariedade do poder impossibilita uma dinâmica de poder democrática, ao passo que garante privilégios apenas às parcelas elitizadas da sociedade. Nesse âmbito, o conceito de Poder em Cena, cunhado pelo sociólogo Georges Balandier, evidência que a dinâmica do poder se dá de forma puramente teatral e dependente de simbolismos, o que torna possível entender sua legitimidade no meio social e, analogamente, explica a legitimidade do poder das elites agrárias na atualidade.
Sob esse viés, segundo o filósofo Jean Jacques Rosseau, as desigualdades no âmbito social são ocasionadas pela propriedade privada, de modo que uma pequena parcela da sociedade detém grande parte das terras, ao passo que a outra não usufrue do mesmo privilégio e, desse modo, torna-se marginalizada. Nessa perspectiva, de acordo com Rosseau, as mazelas causadas pela propriedade privada devem ser amenizadas através de uma política baseada na vontade geral e na consequente distribuição justa de terras e poder.
Em suma, pode-se concluir que as dinâmicas de poder político no Brasil contemporâneo sofrem grandes influências do passado histórico colonial, uma vez que os mecanismos sociais da época possibilitaram a detenção da influência política e sua hereditariedade exclusivamente elitista, assim, inviabilizando uma estrutura política democrática e acessível às demais parcelas sociais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Principais erros identificados incluem o uso incorreto de "evidência" no lugar de "evidencia" e a repetição desnecessária da expressão "nesse contexto". Uma reescrita sugerida seria substituir por "neste cenário". A proposta de intervenção está ausente, o que impacta negativamente na Competência 5. Para melhorar, sugira uma intervenção com os elementos necessários, como um programa governamental para redistribuição de terras (agente), através de reforma agrária (ação), utilizando políticas públicas (meio) para reduzir desigualdades sociais (finalidade).
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.