Diante desse cenário, é importante ressaltar que o ... (TEMA) é agravado pela ineficácia do Poder Público. Nesse contexto, a antropóloga Lilia Katri afirma que o Brasil pratica uma "política de eufemismos", tendo em vista o descaso governamental perante a problemática. Desse modo, por não (descrever o que o Governo deixa de fazer), os cidadãos afetados sofrem com... (apresentar as consequências da negligência).
Causada pela incapacidade do Governo de lidar com (tema) e suas consequências.
Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hannah Arendt, em sua teoria da "Banalidade do Mal", sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob essa perspectiva, é notório a aplicação do pensamento de Arendt na situação do [GRUPO PREJUDICADO], já que a maioria da sociedade enxerga [PROBLEMA] dessa minoria como algo banal e de pouca importância, com escassas e inadequadas discussões acerca desse tema no cotidiano. Com isso, há pouca pressão social no governo para mudança desse paradigma e, seguindo a linha filosófica de Arendt, verifica-se a banalização do mal sofrido por **esses cidadãos**
Portanto, com o intuito de mitigar o (marcar tama), o Ministério da ***Cultura***, órgão federativo responsável por promover os meios de ***comunicação***, deve criar uma campanha de conscientização efetiva em todo o país. Esta ação será implantada por meio de propagandas institucionais nas redes sociais do Governo Federal e nos canais abertos de televisão, os quais devem mostrar exemplos de como a população deve agir para amenizar a **situação**, a fim de formar cidadãos mais capazes para lidar com o **problema**. Com essa medida em prática, os **afetados** terão, de fato, a possibilidade de viver em um mundo melhor, como o vilarejo inferido por Marisa Monte.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma: uso inadequado de termos entre parênteses e lacunas que fragilizam a argumentação (“MARCAR TEMA”, “[GRUPO PREJUDICADO]”). Sugestão: eliminar as marcações, estabelecer o tema com clareza e manter o tom formal. Redação/coesão: conectivos presentes, mas há sequências soltas; reorganizar em introdução–desenvolvimento–conclusão, com ligações explícitas entre ideias (por exemplo: “Além disso,” “Consequentemente,”). Proposta de intervenção: inclua os quatro elementos (agente, ação, meio, finalidade) com detalhes — exemplo: Ministério da Cultura promovendo campanhas educativas em redes sociais e televisão pública, com metas mensuráveis de alcance e participação comunitária.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.