Sob esse viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, que o problema acontece por falhas governamentais. Dentro desse aspecto, o filósofo Platão afirma que a política é a esfera para realização do bem comum - o que não é levado a sério pelos estadistas. A escassez de políticas públicas eficientes agrava esse cenário. Muitas cidades brasileiras não possuem abrigos em números suficiente, tampouco investem em programas de reintegração social, contribuem para a permanência dessas pessoas nas ruas.
Outrossim, a descriminalização social, sendo essas pessoas em condição de rua, decorrente de fatores estruturais e conjunturas, como desemprego, problemas familiares e a dependência química, a falta de uma rede de apoio, associada à precariedade dos serviços públicos. A falta de empatia agrava o problema e perpetua o ciclo de exclusão.
Fica evidente, portanto, que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Cabe o governo federal, em parceria com os estados e municípios, desenvolver, políticas públicas voltadas à população e situação de rua. Isso pode ser feito por meio da ampliação dos centros de acolhimento, Oferecendo não apenas abrigo, mas também suporte psicológico, tratamento médico e a capacitação profissional. Além disso, é essencial promover campanhas de conscientização que combatem o preconceito incentivem a solidariedade da sociedade civil. Assim, será possível garantir os direitos básicos dessas pessoas e promover sua reintegração social com dignidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: O texto apresenta problemas de concordância: "em situação de rua e incongruente" deveria ser "é incongruente"; "a luz da questão" deveria ser "à luz da questão"; "descriminalização social, sendo essas pessoas" falta clareza na construção; "incentivem" em vez de "incentivam".
Competência 2: O tema foi bem abordado com uma análise consistente dos problemas enfrentados por moradores em situação de rua.
Competência 3: Argumentos são coerentes mas faltam mais dados ou exemplos específicos para fortalecer as ideias.
Competência 4: Há problemas de coesão em trechos como "a falta de uma rede de apoio, associada à precariedade", que exigem uma ligação melhor estruturada.
Competência 5: Embora a proposta contenha todos os elementos necessários, o detalhamento poderia ser melhor desenvolvido, especialmente nos aspectos de implementação das políticas públicas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.