A produção ficcional "O Lorax em busca da trufula perdida", retrata a realidade de uma cidade em que tudo é artificial, devido ao desmatamento; os seres vivos enfrentam a poluição e a emissão de gases poluentes que causam a mudança do clima. Nesse contexto, a situação brasileira não é diferente, tendo em vista que a sociedade está passando por um desequilíbrio climático, causado por gases poluentes liberados através de transportes e da queima de combustíveis fósseis, afetando o planeta e a população. Entretanto, algumas regiões passam por secas extremas ou frio extremo, o que revela as consequências desse desequilíbrio. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, o Brasil tem enfrentado a maior crise climática.
De acordo com o portal de notícias G1, cidadãos brasileiros afirmam que não sabem o que são as alterações climáticas e nem os efeitos na sociedade. Todavia, essa condição é reflexo da falta de conhecimento sobre o assunto e o Estado que não promove ações para informar a comunidade. No entanto, existem pessoas que não sabem o que pode contribuir para o aumento das variações climáticas e o que pode fazer para ajudar a mitigar esse desafio, o que reforça a tese de Bauman, visto que há fragilidades na área de informação e nas ações para fortalecer o conhecimento social.
Portanto, as dificuldades climáticas se deve ao crescimento da poluição e a carência do saber sobre a emergência climática. Diante disso, o Poder Público, juntamente com o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima deve promover campanhas de conscientização sobre a degradação ambiental e divulgar informações em sites, jornais e redes sociais sobre as causas e impactos das variações climáticas. Tal medida tem como objetivo, conscientizar e informar a população sobre as alterações e impactos do aquecimento global. Assim, para que haja uma redução na crise climática e nos impactos sociais, o Brasil estará agindo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: norma-padrão com falhas de grafia e acentuação (climáticas, trulula/“trufula” incorreto; uso de maiúsculas desnecessárias), pontuação e concordância pouco precisas (“Essa análise quando transposta”); ideias repetitivas e registro acadêmico pouco coerente em alguns trechos. Melhorias: corrigir grafias (climáticas, Trufula/ Lorax conforme título correto), revisar pontuação; reforçar conectivos (além de Todavia/No entanto, logo, assim); evitar redundâncias (poluição e emissão de poluentes). Proposta de intervenção: detalhar metas, prazos, indicadores de sucesso e responsabilidade (agente, ação, meio, finalidade) para cumprir a competência 5. Ex.: “agente: governo; ação: promover campanhas; meio: redes sociais; finalidade: reduzir emissões em X% até 2027.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.