Era mais um dia comum no reino de Winnland. Várias pessoas aproveitando a tarde relaxante e aconchegante, vivendo suas vidas; algumas vendendo alimentos na feira, e outras passeando pelas ruas. Por outro lado, temos a família real. A rotina deles é bem diferente das "pessoas comuns", e é bem monótona. Pelo menos é assim que a princesa July pensa. Ela sempre acorda no mesmo horário, bem cedo, para estudar. Ela quase não tem tempo livre, mas o único entretenimento dela é ler livros de fantasia, algo que a mãe não apoia, por fazer a filha estar sempre muito no "mundo da lua", dizendo que vê bruxas e zumbis. Mas ela não reclama muito, por que pelo menos, a filha está lendo livros.
Porém, hoje, o professor dela foi viajar e não poderá vir. July pulou de alegria, e a mãe dela, a rainha, permitiu a filha de sair um pouco do palácio para aproveitar o dia ensolarado lá fora. A menina pula e cantarola pelas ruas da cidade, e de repente, ela vê a entrada para uma floresta. Ela não queria se afastar tanto do palácio, mas a curiosidade teve mais força, e ela acabou entrando na floresta.
Enquanto ela anda, cada vez mais ela se apaixona pelo lugar. Ela solta um suspiro ao sentir a brisa do vento batendo em seu rosto e cabelos suavemente, enquanto escuta os pássaros cantando uma linda melodia. Os raios solares iluminam os cabelos loiros da princesa, e dão uma sensação de felicidade e tranquilidade. Esquilos e coelhos passam por ela em sua caminhada, e ela para por um momento para observar um pequeno coelho fofo. Ela estava tão distraída, que toma um susto ao sentir algo tocando nela. Ela vira para trás e vê uma...fada!?
Judy solta um grito, e depois fica quieta ao ver que o ser místico parece ser dócil. É uma garota com asas rosas, cheias de brilho, com uma aura mágica. Ela usa um grande vestido, cheio de babados, e está segurando uma varinha. Ela se aproxima de July, e bem na hora que a criatura a tocou, a princesa acorda. Era só um sonho. Ela percebe que dormiu perto de um lago na floresta, e já está quase ficando de noite. A princesa ri baixinho. Tudo aquilo parecia ser tão real.
—Bem, realmente, talvez minha mãe estava certa. Os livros de fantasia estão mexendo com a minha cabeça.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Na Competência 1, destaque para o erro em “por que” (deveria ser “porque”) e a expressão “cabelos suavemente”, cuja reescrita (ex.: “acariciando suavemente seus cabelos”) melhoraria o padrão formal. Na Competência 2, embora haja desenvolvimento narrativo coerente, o texto poderia aprofundar mais os sentimentos e o contexto. A Competência 3 e 4 apresentam boa organização e uso de conectivos, mas a transição entre parágrafos pode ser aprimorada. Na Competência 5, falta a proposta de intervenção, pois o texto não apresenta agente, ação, meio e finalidade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.