Por KaioP366
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importante da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo garante o direito à moradia. Entretanto, isso não é realizado na prática visto que a nação possui um grave problema em assegurar o acesso à moradia para todos. Está claro que, a desigualdade social e a omissão estatal são problemáticas que precisam ser debatidas no meio social.

Sob esse viés, a desigualdade social fomenta a falta de acesso à moradia. Constata-se também, que de acordo com uma pesquisa da Fundação João Pinheiro, de 2019, 80% do déficit habitacional brasileiro se concentra em famílias de baixa renda. Indubitavelmente, os mais pobres sofrem desproporcionalmente com esse fato, vivendo em ambientes precários com alta densidade demográfica e alugueis custosos. Logo, com a permanência da desigualdade social, este cenário continuará sendo uma realidade.

Ademais, a omissão do Estado causa o déficit habitacional. Vale lembrar também, que entre os países integrantes da ONU, em que o Brasil está incluso, o direito à moradia é considerado um direito humano universal. Por sua vez, o Estado brasileiro viola um direitos fundamentais declarado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, causando danos graves à população. Assim, enquanto a omissão estatal for a regra, o acesso à moradia será a exceção.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para garantir o acesso à moradia. Dessa maneira, o governo federal deve desconstruir a desigualdade social, por meio de políticas públicas como programas de habitação popular semelhantes ao “Minha Casa, Minha Vida” capazes de diminuir o déficit habitacional. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado e de garantir que o Brasil seja uma nação igualitária e, de fato, com moradia acessível.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por KaioP366
Tempo de Registro Quantidade de postagens
@kosmo
@lais458
@KelveSilva
@Amandx193
@Hyque
@Deivson123
@Caiunao

Alguns de vocês pode por favor corrigir minha redação? Para aqueles que se disponibilizarem, peço que após a correção aponte os erros principais cometidos no texto, de preferência por ordem de relevância, e que me digam onde devo melhorar. <3
0
Emergência climática

Na canção "Earth song", o artista Michae[…]

O filme “extraordinário”, retrata a vida de um gar[…]

pense no futuro,aja no presente

Muito se discute sobre as mudanças climáticas, es[…]

No livro "Utopia", do escritor inglês Th[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.