Insta ressaltar, mormente, que a melhoria na qualidade de vida nas comunidades periféricas é um investimento em que diminui o número da criminalidade no país. Dessa forma, podemos citar a melhoria na qualidade de ensino das escolas públicas, como, palestras motivacionais, educacionais etc.. Logo, é imprescindível que o Estado faça esses investimentos para que a sociedade tenha seu deleite assegurado.
Outrossim, vale assegurar que a falta de investimento pastor os órgãos de segurança pública, quase sempre, são a causa do alto índice da criminalidade. Nesse viés, é válido destacar a necessidade de investir em formações continuada para os agentes servidores desses órgãos e melhoraria nós ítens de segurança. Por conseguinte, torna-se relevante pontuar esses investimentos em geral.
A alta da criminalidade no Brasil, portanto, depende pastor que haja diminuição nesse índice de crescimento que os governantes invistam não só nas forças de segurança pública mas também na educação em geral. Além disso, vale salientar que se o Estado investir na segurança pública e na educação a população em si irá sair ganhando.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, o texto apresenta desvios gramaticais e de concordância nominal, como em "um dos graves problema" e "ainda existe alguns entraves". A palavra "pastor" parece ser usada erroneamente, talvez o autor quisesse usar "para". Além disso, o uso excessivo de pontos finais em "educacionais etc.." é inadequado.
Na Competência 2, o autor compreendeu a proposta de redação e desenvolveu o tema de forma adequada, apresentando argumentos relevantes e estruturando o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na Competência 3, o autor seleciona e organiza informações de forma coerente, mas poderia ter apresentado mais fatos e opiniões para reforçar seus argumentos.
Na Competência 4, o texto apresenta coesão e coerência, embora alguns trechos possam ser melhorados, como "é um investimento em que diminui o número da criminalidade no país", que poderia ser "é um investimento que pode diminuir o número da criminalidade no país".
Na Competência 5, o autor apresenta uma proposta de intervenção, mas não detalha suficientemente os elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade).
Para melhorar, o autor deve revisar a gramática e a concordância nominal, usar o vocabulário de forma adequada e detalhar mais a proposta de intervenção, especificando quem deve agir, como deve agir, por quais meios e com que finalidade.