Avatar do usuário
Por livinny
Quantidade de postagens
#123227
Segundo o ativista Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Nessa perspectiva, percebe-se que o elevado abandono escolar ainda configura-se como uma problemática a ser sanada, tendo em vista o poder da educação em transformar a sociedade. Desse modo, é possível analisar a falta de aplicação dos deveres do governo e o enfadonho sistema de ensino como influentes agravantes dessa problemática.

Sob esse viés, torna-se aparente que o desdém estatal, diante de suas responsabilidades, passou a ser um fomentador do problema em questão. De acordo com a lógica do psicólogo americano Abrahan Moslow, o homem está inserido em uma pirâmide baseada em cinco estágios de necessidade em que a base reflete as limitações básicas e no topo o estima e a auto-realização. Diante dessa ideia, a descontinuidade dos alunos no meio escolar tornou-se uma realidade, já que as políticas públicas de moradia, alimentação e saúde não estão sendo garantidas com êxito pelo Estado e, assim, crianças e adolescentes precisam negligenciar seus direitos estudantis para buscar empregos e meios de sustento a fim de permitir a sua sobrevivência no meio. Nesse sentido, enquanto o governo continuar agindo com irresponsabilidade, a invasão escolar ainda será um problema no Brasil.

Ademais, a educação monótona e pouco atrativa é outro fator responsável pela permanência do abandono escolar. Paulo Freire defende a ideia de que a educação precisa ser transformadora. No entanto, o atual sistema de educação brasileiro não configura-se nesse padrão e tende a ser desestimulante e pouco eficiente, tendo em vista a realidade dos jovens. Logo, observa-se a importância de transmitir conhecimentos diversos, com uma lógica didática e atraente para o público em questão.

Portanto, cabe entender os meios de mitigar a evasão escolar e permitir uma maior participação dos jovens na educação do país. Para isso, é preciso que o poder executivo Federal em conjunto com os Ministérios da Saúde e desenvolvimento e o Ministério de assistência social ampliem suas responsabilidades governamentais com o fito de descontinuar a evasão escolar em decorrência dos problemas de subsistência. Outrossim, é necessário que o Ministério da Educação promova melhoria no sistema de ensino, por meio de contratações de empresas especializadas na educação lúdica e dinamizada permitindo um repasse de informação aos professores da rede de educação a partir de palestras e recursos adequados. Diante disso, toda sociedade poderá testemunhar o poder de transformação da educação proposto por Mandela.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.