Avatar do usuário
Por davidaraujo6
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123680
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura direitos e princípios fundamentais, incluindo o direito à educação. Entretanto, ao observar a deficiência em combater a evasão escolar, torna-se evidente que esse preceito é frequentemente negligenciado e não é efetivamente aplicado. Dessa forma, essa realidade se deve à inoperância estatal e à precariedade do sistema educacional.

Primeiramente, vale ressaltar que a débil ação do Poder Público possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Platão, em seu livro "A República", defende a importância da política para a realização do bem comum. Contudo, as autoridades contrariam tal ideia, uma vez que possuem papel inerte em relação à infraestrutura precária de diversas escolas do país, bem como a falta de incentivo aos jovens, que cada vez mais vêm se mostrando distantes do ambiente escolar e, por consequência, o índice de evasão escolar aumenta significativamente a cada ano. Logo, é inaceitável que a situação perdure na sociedade brasileira, tendo em vista os efeitos que tal atitude pode causar.

Ademais, os entraves acerca da precariedade do sistema educacional sintetizam outro fator a ser sanado com urgência. Sob a perspectiva do filósofo Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da autonomia", fica evidente a necessidade de mudanças no meio pedagógico. Nesse contexto, há de se perceber a íntima relação com a evasão escolar, pois a obsolescência do atual modelo afasta os estudantes por sentirem que o conteúdo apresentado difere do esperado para o seu projeto de vida. Dessa forma, é inadmissível que a obsolescência da atual estrutura de ensino persista, afastando alunos das salas de aula.

Fica evidente, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela inoperância estatal e pela precariedade do sistema educacional. Para isso, é necessário que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, órgão responsável pela estrutura de ensino, por meio de reformas nas escolas, reformulação do modelo educacional e disponibilização de cursos gratuitos, torne o ambiente escolar um local propício para o desenvolvimento do projeto de vida do aluno, adequando-o às metas próprias. Tais atividades têm o intuito de amenizar a problemática de forma eficiente. Dessa forma, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão os direitos garantidos pela Constituição como uma realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por davidaraujo6
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123685
Se alguém corrigir muito obrigado :D :D
0
Avatar do usuário
Por Drpdc
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123692
Sua redação está maravilhosa
Parabéns!!!! Continue assim ;)
0

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.