É de conhecimento geral que, através da educação é que serão rompidas barreiras sociais, econômicas, politicas e ambientais. Entretanto, também é de tal conhecimento que alunos de famílias com renda mais baixa e em situação precária estão longe de alcançar tal rompimento e também sucesso futuro.
Muitos desses não tem auxilios familiar, escolar, governamental. E até quando estão enfrentando as causas citadas, não recebem acolhimento e ajuda, causando graves consequências, como: dificuldade de adentrar no mercado de trabalho, problemas financeiros, falta de interpretação, etc.
Em vista disso, o Ministério da Educação Juntamente com o Governo Federal devem proporcionar educação de qualidade, assistência social, acompanhar a jornada do aluno, oferecer programas de bolsas de estudo, melhor infraestrutura, afim de fazer o jovem enxergar que pode existir outros caminhos além do abandono dos estudos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Comentário:
Na competência 1, o autor demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, mas comete alguns desvios gramaticais e de concordância, como em "Um problema que trás uma profunda reflexão" (o correto seria "traz") e "Muitos desses não tem auxilios familiar" (o correto seria "não têm auxílios").
Na competência 2, o autor compreende a proposta de redação e desenvolve o tema de forma adequada, fazendo uso de conceitos de diversas áreas de conhecimento.
Na competência 3, o autor seleciona, relaciona e organiza informações pertinentes ao tema, mas poderia ter interpretado melhor os dados do IBGE e desenvolvido mais os argumentos em defesa do seu ponto de vista.
Na competência 4, o autor demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mas comete alguns desvios, como em "Muitos desses não tem auxilios familiar" (o correto seria "não têm auxílios").
Na competência 5, o autor elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta é bem estruturada e relevante, propondo ações concretas para a solução do problema.