Avatar do usuário
Por santilva
Quantidade de postagens
#140424
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se caracteriza pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento de homicídios entre os jovens brasileiros cria barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos imaginados por More. Esse cenário antagônico é reflexo tanto da omissão governamental quanto da desigualdade social. Diante disso, torna-se fundamental a análise desses aspectos, a fim de garantir o pleno funcionamento da coletividade.

Diante desse cenário, é pertinente destacar a ineficiência governamental como um dos pilares dessa problemática. Sob a perspectiva do filósofo contratualista John Locke, é dever do Estado garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, como a vida, a liberdade e a propriedade. Todavia, essa premissa é cumprida na realidade, uma vez que os governantes não implementam políticas públicas que assegurem a inclusão social dos jovens em situação de vulnerabilidade, como projetos culturais, opções de lazer, estimular a prática esportiva além de promover um ensino de qualidade. Consequentemente, isso pode ocasionar a elevação dos índices de criminalidade entre os indivíduos desse grupo. Por isso, enquanto esse impasse persistir, difícil será solucioná-lo.

Ademais, a desigualdade social é outro fator que contribui para o aumento de homicídios entre os jovens. A ausência de oportunidades de emprego e de perspectiva de vida, muitos jovens se aventuram no universo do crime, começam a usar drogas e essa situação se torna insustentável. Assim, e inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para superar esses desafios. Cabe ao Estado — instância administrativa responsável pela promoção do bem comum — implementar políticas públicas que assegurem a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Isso inclui o repasse de verbas aos estados e municípios, destinadas a projetos sociais como — atividades culturais e práticas esportivas — com o intuito de oferecer uma perspectiva de vida. Além disso, deve-se promover melhorias no sistema educacional a fim de garantir uma educação igualitária a todos os cidadãos. Com essas iniciativas, os direitos fundamentais serão plenamente efetivado e o Brasil vai caminhar em direção à utopia idealizada por Thomas More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Eiii! Adorei como você abordou a importância da cu[…]

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.