Avatar do usuário
Por mariaedua30
Quantidade de postagens Doações
#150999
Política
No contexto contemporânea,o combate à desinformação nas redes sociais e a preservação da democracia,configura-se como um desafio presente na sociedade brasileira.Esse problema se relaciona principalmente com Fake News e Manipulação Digital.
Em primeiro lugar,é necessário destacar as publicações que contém notícias falsas na internet são um dos grandes problemas,que se intensifica na época das eleições.Essa situação é agravada pela falta de política pública,negligência governamental e desinformação por parte da população,o que perpetua o problema.De acordo com o filósofo polonês Zygmut Baumam"as redes sociais são uma armadilha",perceba-se que não devemos confiar em contextos sem verificar a procedência da fonte escolhida.Assim,a ausência de medidas concretas contribui para a manutenção do problema.
Além disso, as Fake News contribuem para a manipulação digital,quanto mais informações desqualificadas,provoca uma influência sobre as pessoas levando a acreditar nesse tipo de conteúdo.Tal fator se reflete na vida cotidiana de milhares de brasileiros que,diante disso,sofrem uma alienação.Um exemplo e o caso " Cambridge Analytica " exemplifica como o uso de dados pessoais podem ser utilizados para influenciar decisões políticas e manipular a opinião pública,isso evidencia a urgência de intervenção nos casos.
Portanto,para combater à desinformação nas redes sociais e a preservação da democracia,é imprescindível a atuação conjunta da Sociedade e do Estado.O governo federal por meio da criação de leis e fiscalização deve conscientizar e punir caso for necessário,garantindo assim o combate a desinformaçoes desinformação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
560
pontos
Desbloquear

    Erros recorrentes de norma (ex.: contextos/contêm, Baumam/Bauman, já com vírgulas mal colocadas) prejudicam a norma-padrão (C1). O texto apresenta tema, introdução, desenvolvimento e conclusão, mas a construção é usada de modo pouco claro (C2). Há seleção de informações (Bauman, Cambridge Analytica) (C3). Conectivos existem, porém falham em progressão lógica em alguns trechos (C4). Proposta de intervenção cita agentes e ações, com finalidade, mas sem detalhamento suficiente de meios/cronograma (C5). Sugestões: revisar ortografia e concordância; usar conectivos como porém, ademais, assim; apresentar plano de ação com etapas, prazos e responsáveis claros (ex.: Governo federal: criar lei X, fiscalizar Y; meios: tribunais, chats, educação midiática; finalidade: reduzir desinformação em 30% até 2026).

    Para receber uma correção mais completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#160954
Avaliação da Redação

Competência 1 (Norma-Padrão): 120
- Erros de concordância, pontos e acentuação presentes (ex.: “contexto contemporânea”, “publicações que contém”, “fake news”, “Zygmut Baumam”, “não devemos confiar em contextos sem verificar a procedência da fonte escolhida”). Existem também problemas de grafia e acentuação que prejudicam a clareza. Até 12 erros de tipos diferentes é compatível com 120.

Competência 2 (Compreensão do tema e construção dissertativo-argumentativa): 80
- Temática reconhecida, com introdução e desenvolvimento, mas há fragilidade na organização lógica e na defesa de um ponto de vista consistente. Falta aprofundamento conceitual e articulação entre ideias para sustentar uma conclusão robusta. versão pouco coesa.

Competência 3 (Seleção, organização e interpretação de informações): 80
- Argumentos apresentados (fake news, Cambridge Analytica) são relevantes, porém a seleção é fragmentada e pouco estruturada. Falta hierarquia de ideias e uso de dados de forma mais explícita para sustentar o ponto de vista.

Competência 4 (Conectivos e coerência): 80
- Há uso de conectivos, mas a progressão é irregular e com repetição de ideias. Falta coesão entre parágrafos e frases, prejudicando a fluidez do texto.

Competência 5 (Proposta de intervenção): 120
- Apresenta uma proposta de intervenção (ação do governo, leis e fiscalização). Contudo, não detalha suficientemente o agente, ação, meio e finalidade de forma clara e articulada com o tema. Faltam especificar como, quem, quando, com quais mecanismos. Possui 1 ou 2 elementos detalhados, mas não todos com detalhamento adequado.

Total (aproximação): 480 pontos (escala 0–200 por competência: 200, 160, 120, 80, 40, etc. up to 200 por competência)
- Recomendo ajustar para chegar a notas mais altas: corrigir erros de norma padrão, estruturar a argumentação com tese clara, desenvolvimento organizado (com dados/oficinas de educação midiática), usar conectivos com mais precisão
0

Na obra cinematográfica "O Lorax: Em Busca da[…]

No longametragem turco “O Milagre na Cela 7”, o es[…]

Treino Enem 2025

A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, gara[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.