Diante desse paranoia, o ambiente escolar é um lugar para capacitação de pessoas trazendo conhecimentos e oportunidades. O pensador Nelson Mandela cita que, a educação é a única arma para vencer o sistema. Nesse prisma, às chances ofertadas à população são poucas, ou seja, redes públicas não possui uma base educacional igual a particular. Assim, a falta de oportunidade escolar contribui com a pobreza da sociedade.
Outrossim, é o mercado de trabalho onde se gera produção e renda, que se traz condições favoráveis aos operários. Mas, o pensamento de Franz Kafka, em A metamorfose, é diferente ele retrata que quando não se serve para o sistema capitalista, é desconsiderado, torna-se inútil. Ademais, as desigualdades causadas por esse estrutura, não ajuda com a criação de condições melhores para a população.
Portanto, é imprescindível combater a pobreza na sociedade com a criação de condições favoráveis a população e a emancipar socialmente os mais vulneráveis. O Ministério da Educação juntamente com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania por meio de políticas eficazes que ampliem a base educacional e o mercado de trabalho no Brasil. Tais medidas, será efetivo para acabar com as diferenças no trabalho e na exclusão educacional. Assim, a ideia de Machado de Assis, sobre a sociedade ser egocêntrica será mudado
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: gramática/ortografia e concordância (ex.: “aos vencedor,batatas”; “Esta presente”; “combater à pobreza”; “Diante desse paranoia”) — reformular: “aos vencedores, batatas”; “está presente”; “combater a pobreza”. Coerência: ideias soltas, uso inadequado de citações (Mandela, Kafka) sem vínculo claro ao tema; conectivos mal empregados. Propostas: inclua intervenção com agente, ação, meio e finalidade de forma explícita; exemplo: Governo (agente) implementa políticas educacionais (ação) via escolas públicas (meio) para reduzir pobreza (finalidade). Estruture introdução, desenvolvimento e conclusão com uma tese clara e elabore a conclusão retomando a tese.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.