Primeiramente, é importante ressaltar que a tecnologia cada vez mais vai avançando, e por meio de rede sociais na comunicação dentro e fora do país. Porém, ao mesmo tempo, facilita nos golpes ou induzindo a armadilha do trafico humano. Isso acontece por acreditar que a pessoa do outro lado da tela, se apresenta de tal forma como empresário, famoso ou até um par romântico, fazendo a vitima até se mudar para outra cidade ou país. Dessa forma, entendemos que os criminosos com essa fácil acesso da comunicação contemporânea ajuda ao trafico e dificulta o combate.
Por outro lado, os Órgão responsável do trafico humano, tem que se alertar a combater esse crime em vários contexto, como tecnológico e principalmente social. Como exemplo da musica do repper Eduardo Tadeu " Deposito dos rejeitados", que se trata sobre as péssimas condição que as crianças e principalmente negras ou pardas passam no orfanato por não serem adotados. Tal fato deixa evidente, que muitas crianças por não ter um conforto e a dificuldade de serem escolhidas para uma família, acabam fugindo do orfanato a procura de um lar. Com isso, facilita os criminosos a persuadir com conversas sobre ser adotado ou oferecendo emprego, fazendo a criança à cair nesse golpe.
Portanto, com o intuito de amenizar essa problemática medidas devem ser tomada. A ONODC devem fazer campanhas para crianças como para qualquer faixa etária de idade, independente das classes social, escolar , empresas ou orfanatos. Além disso, propaganda a respeito sobre o trafico humano nas redes sociais. Dessa forma, evitaremos mais uma vitima como exemplo do filme a cair nessa perversidade humana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns desvios gramaticais e de escrita que comprometem o domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1). Por exemplo, a palavra "estrupada" deve ser escrita como "estuprada". Além disso, o texto apresenta erros de concordância, como em "pessoas são seduzidos" e "medidas devem ser tomada".
Em relação ao entendimento da proposta e aplicação de conceitos para desenvolver o tema (Competência 2), o autor apresenta uma discussão relevante sobre o tema proposto, fazendo conexões com a realidade e citando exemplos pertinentes.
O texto também seleciona, relaciona e organiza informações e argumentos em defesa de um ponto de vista (Competência 3), mostrando como o avanço tecnológico e a vulnerabilidade social podem facilitar o tráfico humano.
No entanto, a redação apresenta falhas na coesão e coerência textual (Competência 4), com frases mal construídas e uso inadequado de conectivos, como em "Porém, para o seu azar, acabou caindo em um trafico humano de mulheres, sendo estrupada, e sequestrada."
Por fim, o autor elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto (Competência 5), sugerindo a realização de campanhas pela ONODC e a propagação de informações sobre o tráfico humano nas redes sociais.
Para melhorar o texto, recomenda-se revisar a gramática e a concordância, além de aprimorar a construção das frases para garantir a coesão e a coerência do texto. Além disso, é importante desenvolver mais a proposta de intervenção, detalhando como as ações sugeridas poderiam ser implementadas e quais seriam os resultados esperados.