Primeiramente, é lamentável que investimentos públicos para desenvolvimento econômico se concentre apenas em algumas regiões, marginalizando e se esquecendo das outras. A música "Xibom Bombom" do grupo "As meninas" em seu trecho afirma " Analisando essa cadeia hereditária, quero me livrar dessa situação precária, onde o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre, e o motivo todo mundo já conhece, é que o de cima sobe e o debaixo desce". Desse modo, no Brasil, enquanto as cidades evoluídas com grande infraestrutura ganham fortunas, para grandes empresários, políticos e o giro financeiro dos municípios estável, as regiões vulneráveis são deixadas de lado, sem acesso a serviços essenciais e a classe trabalhadora cada vez mais desvalorizada. Consequentemente se e tornando um desafio acabar com esse ciclo de desigualdade.
Por seguinte, a escassez de vaga de emprego, de ensino superior e de cursos profissionalizantes nessas partes mais carentes do Brasil é um contribuinte desse cenário precário e desigual. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019 ouve uma grande disparidade entre as unidades de federação. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal são os locais com maior rendimento domiciliar per capita. Nesse contexto, que muitos brasileiros deixam sua cidade de origem para procurar melhores condições de vida nesses grandes territórios. Sendo obrigado a deixar seus familiares, sua cultura e suas raízes regionais. E diversas vezes até sofrendo preconceito de suas origens e com muita dificuldade de se acostumar com a cidade grande. Como consequência, causa a concentração populacional em apenas uma região, provocando uma instabilidade socioeconômica , onde grande parte da finanças do pais se concentra apenas em municípios específicos, deixando os demais em situações preocupantes, pela falta de infraestrutura base.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Ministério da Fazenda, órgão responsável pelo controle financeiro de impostos do pais e responsável por elaborar estratégias para controle de gastos públicos, a implantação de mudanças orçamentarias, com objetivo da distribuição correta dos orçamentos para avanços da nação, como consequente novas possibilidades de emprego e formação profissional para todas as regiões de forma justa e igualitária. De maneira, que os cidadãos não precisem deixar sua parentela e seus costumes culturais e tenham uma qualidade de vida adequada com acesso a tudo que é necessário.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais, como "historia" em vez de "história", "media" por "média", e problemas de concordância verbal, como em "investimentos públicos se concentre". Sugere-se revisar esses trechos para melhorar a clareza. A estrutura dissertativa-argumentativa está bem desenvolvida, mas há falta de coesão em algumas partes devido à ausência ou uso inadequado de conectivos. Na proposta de intervenção, detalhar mais o papel do Ministério da Fazenda poderia enriquecer a argumentação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.