Por Sofia14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#87373
Consta, no Art. 6° da Constituição Federal, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática ao se observar os desafios de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, uma vez que é notório ser este um problema educacional. Dentre outros fatores relacionados à problemática, destacam-se a lacuna educacional e o silenciamento.

Inicialmente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de investimento que propaga a lacuna educacional. Nesse sentido, nota-se que as regiões mais carentes do país contam com um menor número de cidadãos letrados por conta da falta de verbas públicas, posto que o governo não incentiva a educação como deve nesses locais. Essa conjectura, segundo Jonh Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que a nação desfrute de direitos indispensáveis, como a educação. Assim, faz-se necessária a dissolução dessa conjuntura.

Ademais, é incontestável que a questão da falta de representatividade está entre as causas do silenciamento. Como afirma Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, a regência deve operar tendo como objetivo o bem universal. No entanto, ao deixar de formentar a fala e as vivências de uma minoria menos abastada, o Poder Público rompe com essa paridade, dado que apoia um sistema de opressão que favorece apenas um certo grupo em detrimento de outro mais favorecido. Dessa maneira, se torna justificado dizer que existem falhas no princípio de Maquiavel.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Para isso, os Ministérios da Educação e da Comunicação devem criar campanhas de incentivo à educação por meio das mídias de massa, de forma a propagar a voz de brasileiros regionalmente mais pobres, com o intuito de chamar atenção pública à causa. Destarte, a Constituição e o princípio de Maquiavel poderão vigorar.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Talita82
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#87411
Não tenho muito conhecimento de correção de redação, porém vou falar todo os pontos positivos que eu vi espero ajudar.

introdução: tem repertório, apresenta uma boa tese, contextualização e apresentação dos futuros argumentos que serão tratados.

Desenvolvimento: os argumentos muito bem postos e usando o repertório pra justificar ficou muito bom.

Conclusão: apresenta os 5 elementos necessários, retoma a tese e feche com retomada dos repertório.

Ficou muito coesa do começo ao fim, parabéns pela redação.
0
Por Sofia14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#87452
@Felipe082 você poderia me dar uma correção mais detalhada?
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#87455
Oi, @Sofia14. Posso, claro ;)
Antes de corrigir, gostaria de pedir desculpa pela nota que eu havia atribuído, erroneamente, à primeira competência. Foi um equívoco gritante que destoa do meu padrão de avaliação.
0
Por Sofia14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#87459
@Felipe082 sem problemas 😊. aguardando a correção.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#87461
correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Consta, no Art. Artigo 6° da Constituição Federal, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro (1). Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática ao se observar os desafios o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, uma vez que é notório ser este que esse é um problema educacional (2). Dentre outros fatores relacionados à as causas da problemática, destacam-se a lacuna educacional e o silenciamento.
Inicialmente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de investimento falta de investimento governamental (3) que propaga a lacuna educacional. Nesse sentido, nota-se que as regiões mais carentes do país contam com um menor número de cidadãos letrados por conta da falta de verbas públicas, posto que o governo não incentiva a educação como deve nesses locais (4). Essa conjectura, segundo Jonh Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que a nação desfrute de direitos indispensáveis, como a educação (5). Assim, faz-se necessária a dissolução dessa conjuntura.
Ademais, é incontestável que a questão da falta de representatividade está entre as causas do silenciamento (6). Como afirma Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, a regência deve operar tendo como objetivo o bem universal (7). No entanto, ao deixar de formentar fomentar a fala e as vivências de uma minoria menos abastada, o Poder Público rompe com essa paridade, dado que apoia um sistema de opressão que favorece apenas um certo grupo em detrimento de outro mais favorecido (8). Dessa maneira, se torna justificado dizer que existem falhas no princípio de Maquiavel (9).
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Para isso, os Ministérios da Educação e da Comunicação devem criar campanhas de incentivo à educação por meio das mídias de massa, de forma a propagar a voz de brasileiros regionalmente mais pobres, com o intuito de chamar atenção pública à causa (10). Destarte, a Constituição e o princípio de Maquiavel poderão vigorar (11).


CONTEÚDO

(1) Repertório pouco produtivo. Antes de abordar a questão da educação, você deveria apresentar o tema sob uma perspectiva mais ampla. De que forma a desigualdade entre as regiões se manifesta? Por que ela é um problema?
(2) Entendi que você tentou estabelecer uma relação entre o repertório e o tema, mas a organização das informações poderia ser aprimorada. Aqui, você afirma que o problema é educacional; na frase seguinte, isso é reiterado quando você cita a lacuna educacional. Evite repetir ideias.
(3) Esse trecho ficou prolixo.
(4) O que te levou a concluir isso?
(5) Repertório pouco produtivo. O que essa relação de contraste acrescenta à sua argumentação?
(6) Falha no projeto de texto. Na sua tese, você prometeu comprovar que o silenciamento é uma das causas da desigualdade entre as regiões, e não que a falta de representatividade é uma das causas do silenciamento.
(7) Não! Maquiavel nunca disse isso!
(8) O que te levou a concluir isso?
(9) A sua linha de raciocínio foi desviada do cerne da discussão: a desigualdade entre regiões. O suposto pensamento da Maquiavel, que sequer é produtivo, tornou-se o foco da sua argumentação.
(10) Proposta completa, parabéns!
(11) Boa retomada.


NOTAS

C1 – 200. Parabéns! Há, apenas, um desvio de convenções de escrita.
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
C4 – 200. Parabéns!
C5 – 200. Parabéns!

Total – 880

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

:!: Meu conselho: utilize repertórios que contribuam, de fato, para a comprovação do argumento central do parágrafo. Isso assegura a produtividade e preenche as lacunas argumentativas, aumentando a nota das competências 2 e 3.

Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.