Avatar do usuário
Por ddufsori
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98317
Segundo a Constituição Federal de 1988, um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil deve ser reduzir as desigualdades sociais e regionais. Entretanto, quando analisado o cenário atual do país, é indiscutível que esse objetivo não foi atingido, visto que a população ainda é afetada pela desigualdade entre as regiões do Brasil. Desse modo, fatores como a negligência governamental e a desigualdade social consistem em graves causadores dessa problemática.
É importante pontuar, a princípio, a negligência governamental em questão da redução da desigualdade entre as regiões. Segundo o filósofo Karl Marx, o Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia. Nesse contexto, o poder estadual visa apenas a prosperidades de regiões brasileiras que dão maior lucro aos donos do capital, excluindo os territórios que dão menor lucro, desse modo, deixando-os em situações precárias e menos desenvolvidos que as regiões consideradas lucrativas.
Outrossim, é igualmente preciso apontar em como a desigualdade social afeta o tema. De acordo com o IBGE, o atual Índice de Gini - coeficiente que mede o nível de desigualdade dos países - do Brasil Está em 0,543, o que mostra que o país está longe de resolver o problema em questão da desigualdade. Essa desproporção traz graves consequências como a pobreza, fome, miséria, favelização, mortalidade infantil e aumento da taxa de desemprego. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esse quadro. Nessa perspectiva, cabe ao Governo Federal focar no desenvolvimento dos locais necessitados do Brasil, investindo na qualificação profissional da população, melhorar os serviços públicos e aumentar o número de programas de transferência de renda. Ademais, a população deve agir de forma mais solidária com doações e auxiliamento em determinadas atividades, proporcionando oportunidades igualitárias e constrói uma sociedade justa. Por fim, com essas medidas, passa a ser possível a redução da desigualdade entre as regiões do Brasil passa a ser outra, assim como consta na Constituição Federal de 1988.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98615
bom dia, @ddufsori,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

Segundo a Constituição Federal de 1988, um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil deve ser reduzir as desigualdades sociais e regionais. Entretanto, quando analisado o cenário atual do país, é indiscutível que esse objetivo não foi atingido, visto que a população ainda é afetada pela desigualdade entre as regiões do Brasil. Desse modo, fatores como a negligência governamental {com relação a quê? seja mais específico} e {1- a desigualdade social} consistem em graves causadores dessa problemática.

obs, introdução:
- {1}: Não tenho certeza do que estou falando, mas acredito que seja redundante dizer que a desigualdade social é uma causa para que haja desigualdades entre as regiões. Te convido a refletir sobre isso. Entretanto, realizarei a correção sem que isso interfira na pontuação.

É importante pontuar, a princípio, a negligência governamental {com relação a quê?} em questão da redução da desigualdade entre as regiões. {ausência de conectivo} Segundo o filósofo Karl Marx, o Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia. Nesse contexto, o poder [estadual] (Executivo) visa apenas a prosperidades de regiões brasileiras que dão maior lucro aos donos [do] (de) capital, excluindo os territórios que [dão] (oferecem) menor lucro, desse modo, deixando-os em situações precárias e menos desenvolvidos que as regiões consideradas lucrativas.

obs, d1:
- Ausência do tópico frasal de finalização;
- Durante sua argumentação você poderia ser mais específica e citar exemplos de como isso ocorre, comparando a região sudeste com a do nordeste. Para que sua redação seja considerada mais argumentativa que expositiva.

Outrossim, é igualmente preciso apontar em como a desigualdade social afeta o tema. {ausência de conectivo} De acordo com (pesquisas realizadas pel)o IBGE, (no ano de DATA, revela que) o [atual] Índice de Gini - coeficiente que mede o nível de desigualdade dos países - do Brasil [E](e)stá em 0,543, (sendo o ideal o mais próximo de 0,) o que mostra que o país está longe de resolver o problema [em questão] da desigualdade (entre regiões). {ausência de conectivos) Essa desproporção traz graves consequências como a pobreza, fome, miséria, favelização, mortalidade infantil e aumento da taxa de desemprego {para quem?}. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esse quadro. Nessa perspectiva, cabe ao Governo Federal focar no desenvolvimento dos locais necessitados do Brasil, investindo na qualificação profissional da população, melhorar os serviços públicos e aumentar o número de programas de transferência de renda. Ademais, a população deve agir de forma mais solidária com doações e [auxiliamento] (auxílios) em determinadas atividades, proporcionando oportunidades igualitárias e [constrói] (construir) uma sociedade justa. Por fim, com (a inserção d)essas medidas, passa a ser possível a redução da desigualdade entre as regiões do Brasil [passa a ser outra], assim como consta na Constituição Federal de 1988.

obs, conclusão:
- 1º proposta: ausência do agente (Governo federal não é considerado como agente), do meio e da finalidade. Nota: 80;
- 2º proposta: ausência do meio. Nota: 160;
- Solucionou as duas causas, logo não haverá descontos na C3.

observações gerais:
- Para garantir os 200 pontos na C5, que diz respeito a conclusão, estarei deixando um vídeo que te auxiliará na construção desse parágrafo;
- No mais se atente as observações apontadas durante o texto. Espero que eu tenha te ajudado, abraços!

CONCLUSÃO:

0

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.