Por vcsmedeiros
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Em seu livro "Raízes do Brasil", o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda analisa a formação da sociedade brasileira, evidenciando fatos e processos decisivos na composição da conjuntura atual. De forma análoga, é imprescindível compreender os fatores que atrapalham na redução da desigualdade entre as regiões do Brasil. Nessa perspectiva, convém compreender a ação dos aspectos históricos e governamentais.

Em primeiro plano, é necessário entender as questões históricas acerca da desigualdade regional. Nesse contexto, destaca-se o estabelecimento da Coroa Portuguesa na região Sudeste, ocorrida no século XVIII, fator que provocou incentivo desigual no desenvolvimento urbano, econômico e social desse espaço. Por conseguinte, as demais regiões, sobretudo Norte e Nordeste, foram prejudicadas com o êxodo populacional e a persistência de atividades extrativistas predatórias. Observam-se, dessa forma, condições pretéritas que favoreceram o desequilíbrio em questão.

Em segundo plano, a inércia governamental também deve ser percebida como um agravante do problema, uma vez que contribui para sua persistência. Tal ponto de vista é retificado pelas ideias do pensador contratualista Thomas Hobbes, o qual expõe em sua obra "Leviatã" o dever do Estado de agir em benefício de toda a sociedade, premissa para coerência do Contrato Social. Em contrapartida, nota-se a ausência de políticas de incentivo ao desenvolvimento autossustentável das regiões boreais do país. Depreende-se, diante do exposto, a existência de uma situação que perpetua a assimetria regional no país.

Portanto, conclui-se a necessidade de ações que visem atenuar a problemática descrita. Para tanto, o Poder Executivo - através do Ministério da Economia - deve estimular a economia das regiões Norte e Nordeste, por meio da criação de políticas incentivo ao empreendedorismo e industrialização, a fim de contribuir para o crescimento econômico e consequentemente reduzir a desigualdade regional no Brasil. Assim, os impactos históricos do Período Imperial serão atenuados e o Contrato Social será efetivamente respeitado.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por ManoelSan
Redação muito boa, sucinta.

É recomendável que já em sua tese apresente as ideias que serão trabalhadas - recomenda-se duas -, e as defenda em sua conclusão. Apenas uma precisa conter todos os elementos, porém é necessário solucionar ambas. Também é necessário destacar que vale a pena dissertar um pouco mais. Corroborando mais ideais, coisas que reforce ainda mais seu argumento.

Nota: 960 - 940.
0
Por jtbt
Olá, sou estudante, então não sei se o que irei falar está 100% certo, mas quero te ajudar.

INTRODUÇÃO
  • Poderia ter feito o link entre o livro e o tema.
  • Incremente e trabalhe melhor a tese. Evidencie mais os aspectos históricos e governamentais como um problema.
DESENVOLVIMENTOS
  • Argumente mais, os parágrafos ficaram muito expositivos. Lembre-se de usar a marca autoral (infelizmente, indubitavelmente, é injusto).
CONCLUSÃO
  • CUIDADO: [...] por meio da criação de políticas incentivo ao [...]
  • Mesmo apresentando os 5 elementos válidos, a sua conclusão ficou muito ampla, não me parece que vai resolver os problemas apresentados. Você poderia usar outro agente para complementá-la mais.
@vcsmedeiros, você tem uma ótima estrutura em mente, uso de elementos coesivos sempre ao início de cada período, ótimos repertórios, só precisa argumentar mais nos seus dois parágrafos de desenvolvimento e ter cuidado na conclusão. Tenho certeza de que conseguirá chegar no seu objetivo. Boa sorte!!

C1- 200
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 160
0
Por vcsmedeiros
Obrigado pelas observações @ManoelSan!
jtbt escreveu:Poderia ter feito o link entre o livro e o tema.
Realmente, relendo parece que ficou meio desconectado, quando eu escrevi, quis dizer que "de maneira análoga" ao que o autor faz, o objetivo era compreender as questões que geram a desigualdade, mas concordo que ficou ruim. Obrigado pela observação.
jtbt escreveu:Argumente mais, os parágrafos ficaram muito expositivos. Lembre-se de usar a marca autoral (infelizmente, indubitavelmente, é injusto).
Pois é, acho que essa questão da marca de autoria e da argumentação acaba sendo o "calcanhar de Aquiles" da maioria, sinto que meus textos carecem de aprofundamento argumentativo também. Obrigado pela observação.
jtbt escreveu:Mesmo apresentando os 5 elementos válidos, a sua conclusão ficou muito ampla, não me parece que vai resolver os problemas apresentados. Você poderia usar outro agente para complementá-la mais.
Entendo, obrigado @jtbt.

Estou pensando em exercitar meu projeto de texto e os parágrafos de desenvolvimento de vários temas, assim ataco meus maiores problemas, o que acham?
0
Por jtbt
@vcsmedeiros, ótima ideia, assim você crescerá bastante.
0

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.