Diante de tal cenário, ressalta-se que, infelizmente, o modelo de desenvolvimento adotado pelo país tem acentuado essas desigualdades. Sob essa ótica, o sociólogo Milton Santos, um dos principais estudiosos do Brasil, explica que a concentração de recursos e investimentos nas grandes metrópoles contribui para a marginalização de outras regiões, como o Nordeste e o Norte. Em sua obra, Santos defende que o espaço geográfico é moldado por fatores sociais e econômicos, onde os mais pobres são sistematicamente excluídos do acesso às condições de vida dignas. Em suma, tal comportamento alarmante corrobora com atos de negligência por parte do poder público, que fere a dignidade humana dos indivíduos dessas regiões.
Além disso, a falta de infraestrutura em algumas áreas do Brasil se destaca como um dos principais obstáculos para reduzir as desigualdades regionais. Nesse viés, nota-se que a falta de investimentos em transportes, saneamento básico e educação diverge com os ideais de Gustavo Franco, economista e ex-presidente do Banco Central. Ele afirma que o desenvolvimento econômico deve ser descentralizado, promovendo uma distribuição mais equitativa dos recursos. Em síntese, afirma-se que o descaso governamental em relação ao interior do país contribui, lamentavelmente, para o perpetuamento de tal conjuntura, mantendo regiões inteiras em condições precárias.
Portanto, é notório que algo precisa ser feito para reverter o fatídico quadro atual. Nesse sentido, o governo federal deve criar projetos que incentivem a descentralização do desenvolvimento, promovendo investimentos em infraestrutura, educação e saúde para as regiões mais carentes. Tal programa deve ser divulgado por meio dos agentes de comunicação em massa, como a televisão, instrumento que atinge majoritariamente o público-alvo. Logo, apresenta-se como finalidade a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as regiões tenham as mesmas oportunidades de crescimento e bem-estar.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. O tema é bem compreendido e desenvolvido de forma consistente, com uso adequado de referências teóricas. No entanto, a seleção e organização dos argumentos poderiam ser mais robustas para fortalecer o ponto de vista. A coesão entre as ideias está presente, mas poderia ser aprimorada com o uso mais variado de conectivos. A proposta de intervenção é completa e detalhada, atendendo aos critérios exigidos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.