Nesse sentido, vale salientar a disparidade histórica como um entrave, já que é negativo para o progresso. Em 1888, após a abolição da escravatura, o nordeste sofreu com graves consequências, como a falta de infraestrutura, gerado pela ausência de reparação do governo da época. Sob essa ótica, é evidente que ao longo da história regiões como o nordeste, sofreram muitas disparidades de subsistência Básica como, educação, saúde, o que ainda é visível na realidade do país. Dessarte, pode-se dizer observando a realidade atual do país, que essa problemática é persistente. Logo, reverter a mentalidade vinda desde os tempos antigos é imprescindível para superar o entrave.
Outrossim, é a ausência de responsabilidade do governo, em relação às desigualdades regionais. Mahatma Gandhi, ativista indiano, afirmou: "Temos que nos tornar a mudança que queremos ver." Dessa forma, o futuro é o que se faz do agora; por isso, é de mera importância a atuação do governo de uma forma a ajudar a evolução das regiões brasileiras, incentivando e investindo na cultura e mão de obra local. Além disso, a ineficácia do governo é como uma barra que impede o país de progredir, visto que a escassez de infraestrutura, de educação de qualidade, permite uma contínua degradação.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para conferir notoriedade a problemática. Para isso, o Poder Executivo com o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão responsável por gerenciar a economia e o trabalho do Brasil, deve criar um projeto de investimento com grandes empresas, de diversos ramos, como comida, música, investindo na infraestrutura e em pontos que se sobressaem nas regiões, como cultura e mão de obra, assim gerando uma boa economia e minimizando as disparidades, a fim de mitigar as duas problemáticas. Então, a obra "Teologia do Traste", não será uma ideia presente na sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: Comp.1: excesso de grafias incorretas/duvidosas (á, Dessarte, etc.) e uso inadequado de aspas. Sugestão: revisar normas ortográficas, evitar arcaíris e revisar concordância. Comp.2 e 3: uso de citações desconectadas do tema e evidência histórica mal encaixada; alinhar aos desafios atuais e estruturar Introdução–Desenvolvimento–Conclusão com linha de argumentação clara. Comp.4: conectivos mal empregados e faltas de coesão entre parágrafos. Sugestão: reescrever com conectivos lógicos (portanto, ademais, contudo) para manter progressão. Comp.5: proposta de intervenção presente, com agentes, ações, meios e finalidade, mas poderia detalhar metas, prazos e indicadores para fortalecer a viabilidade. Ex.: Proposta mais específica: “Poder Executivo, em parceria com governos estaduais, cria um programa X com metas Y até 2030, atuando em infraestrutura, educação e captação de mão de obra, com metas de Z% de melhoria regional.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.