Em primeiro plano, é imprescindível destacar a inoperância governamental como fator agravante dessa problemática. De acordo com dados publicados pelo IBGE em 2019, há uma grande disparidade na renda per capita entre os estados das regiões Norte e Nordeste, que possui menor rendimento, e os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que possui maior rendimento. Segundo o pensador Thommas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar social. Entretanto, é visível a ineficiência governamental e a omissão estatal, em virtude da escassez de investimentos voltados a combater o desafio de reduzir a desigualdade entre as regiões no Brasil, resultando na solidificação dessa assimetria social e, consequentemente, o aumento da falta de recursos nas regiões com menor rendimento.
Ademais, é válido ressaltar que ainda há desafios para reduzir a desigualdade entre as regiões no Brasil graças à desigualdade social que assola o país ao longo dos anos. "É que o de cima sobe e o de baixo desce". O trecho da música "Ximbom bombom", da banda As Meninas, lançada em 1999, expressa uma crítica social vista por muitos no país. De maneira análoga a isso, mesmo após duas décadas e meia do seu lançamento, o problema ainda é persistente na nação verde-amarela, uma vez que as regiões com maior rendimento estão sempre crescendo com o capitalismo, que faz com que os ricos fiquem cada vez mais ricos, já as regiões "de baixo", declinam cada vez mais, trazendo, como consequência, o aumento da desvalorização das regiões Norte e Nordeste.
Em virtude dos fatos mencionados, infere-se, portanto, que deve haver medidas adotadas pelo Governo. Dessa maneira, dessa maneira o Poder Público, em parceria com a mídia, principal difusor de informação e formador de opiniões, deve criar projetos sociais por meio de programas e campanhas dentro e fora das redes sociais, com o intuito de conscientizar a população brasileira sobre a importância e valor de cada região e aumentar recursos e ofertas de emprego, a fim de mitigar e combater esse empecilho. Promovendo, assim, uma sociedade harmônica e mais parecida com o que é retratado por More em sua mencionada obra.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "haja vista o desafio" que poderia ser substituído por "dado o desafio", e a repetição da expressão "dessa maneira". Para melhorar a coesão, evite repetições e utilize conectores mais variados. A argumentação é boa, mas pode ser mais clara se você dividir melhor as ideias em parágrafos distintos. A proposta de intervenção carece de clareza; sugiro detalhar como os projetos sociais seriam implementados e quais tipos de campanhas seriam realizadas para conscientizar a população.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.