Avatar do usuário
Por trizbrandao
Quantidade de postagens
#143376
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à moradia e alimentação, como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o desafio do combate às queimadas no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as queimadas e seus impactos socioambientais. Nesse sentido, a falta de fiscalização e a impunidade para crimes ambientais favorecem a recorrência dessas práticas, agravando a degradação do meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida das populações afetadas. Essa conjuntura reflete a ideia do dramaturgo George Bernard Shaw, que afirmava que "o progresso é impossível sem mudança". Isso demonstra que, sem transformações estruturais e políticas eficientes, as queimadas continuarão a comprometer a segurança alimentar e habitacional de milhares de brasileiros.

Ademais, é fundamental apontar a expansão desordenada da agropecuária e o desmatamento ilegal como impulsionadores das queimadas no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve um aumento significativo no número de focos de incêndio nos últimos anos, principalmente na Amazônia e no Pantanal. Diante de tal exposto, a destruição das florestas compromete a produção agrícola sustentável e ameaça comunidades vulneráveis, forçando deslocamentos populacionais e prejudicando o acesso à alimentação adequada, logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal, por intermédio de políticas públicas ambientais mais rígidas, fortaleça a fiscalização e puna responsáveis por queimadas ilegais, além de investir em práticas sustentáveis na agricultura – garantindo apoio técnico e financeiro a pequenos produtores para reduzir a necessidade do uso do fogo – a fim de assegurar o direito à moradia e à alimentação das populações afetadas. Assim, consolidar-se-á uma sociedade mais sustentável e justa, na qual mudanças necessárias sejam implementadas, garantindo o progresso e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, conforme apontado por George Bernard Shaw.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
1000
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta excelente domínio da norma padrão, sem erros gramaticais relevantes. A compreensão do tema é clara, com uso adequado de dados e argumentos (como a citação de Shaw e dados do INPE) para defender o ponto de vista. A estrutura está bem organizada, com transições que garantem coesão e coerência. A proposta de intervenção, ainda que sucinta, reúne os quatro elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade) e demonstra a preocupação por soluções práticas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

De acordo com a jogadora Marta Vieira, no futebol […]

Segundo o filósofo John Locke: todo ser humano tem[…]

Estou aprendendo.

Eiii! Achei que você fez um ótimo trabalho envolve[…]

Dá Dor á Dignidade

A violência contra a mulher, em suas diferentes fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.