Avatar do usuário
Por AlyceUchiha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128291
A série "As Aventuras de Poliana" possui João como um dos protagonistas um nordestino que vêm para uma grande metrópole de São Paulo, e é atacado por seu modo de falar. Fora da ficção, a realidade é parecida, pois há vários desafios para combater o preconceito linguístico no Brasil. Por isso, é indispensável analisar o preconceito regional e suas consequências.
Em primeira instância, é intangível que o preconceito em locais mais desfavorecidos contribuem para que ataques de linguagens ocorram. Nesse sentindo, dados do IBGE afirmam que o índice de problemas com a maneira de falar ocorre em lugares desfavorecidos e pobres, como o Norte e Nordeste, e regiões como o Sul e Sudeste são as que mais disparam preconceitos linguísticos. Nesse viés, isso é um reflexo de desprezo às línguas de menor prestígio, gírias e sotaques, reprovação e desrespeito com culturas e povos diferentes. Desse forma, é necessário que o preconceito regional seja extinto.
Outrossim, é preciso avaliar as consequências para os verde-amarelos que sofrem esses ataques. Nesse contexto, no quadrinho da Turma da Mônica, o personagem Chico Bento apresenta as consequências do abuso dos preconceitos de linguagens. Nesse interím, essas desvantagens são variados, como a vergonha de ser julgado em público por sua fala, dificuldades em conseguir empregos pela visão da sociedade do erro gramatical na maneira de falar, baixa autoestima e outros. Dessa maneira, é indiscutível os malefícios do preconceito linguístico.
Logo, é mister que o governo tome providências para amenizar o quadro atual. Para isso, o Ministério da Educação e da Cultura (MEC), órgão responsável pela a educação de crianças e jovens brasileiros, através de verbas governamentais, disponibilizar palestras em locais públicos e em escolas que alertem sobre o preconceito da língua. Apenas assim, a narrativa de João em As Aventuras de Poliana será apenas uma ficção diferente da realidade brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Em meio ao ritmo diario da juventude urbana, é pos[…]

É notório que desde tempos antigos as mulheres são[…]

Na obra "Utopia", do autor Thomas More,[…]

O preconceito linguístico é uma forma de discrimin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.