Avatar do usuário
Por Felipeszxxs
Quantidade de postagens
#124409
No livro "Utopia" de Thomas More é retratado um ambiente ideal no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são fatores cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que o desaparecimento de pessoas em questão no Brasil representam um obstáculo para uma nação alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, faz-se necessária a análise dos fatores que contribuem para esse quadro sendo: a ineficiência legislativa e a desigualdade social.
Nesse viés, é válido reconhecer que o desaparecimento de pessoas no nosso país é uma ocorrência atual. Isso, inclusive é uma consequência direta da ineficiência legislativa. A constituição Federal de 1988 prevê em seu Art 6° o direito a segurança, porém, quando observa-se o índice de indivíduos desaparecidos é preocupante. Paralelamente, percebe-se que os cidadãos inseridos nesse panorama são condicionados a falta de proteção estando expostos à tal ação de sumiço.
Ademais, nota-se a desigualdade social. Conforme a "Atitude Blasé" termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel, ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria da atenção. Sob esse prisma, entende-se que ao analisar a permanência do desaparecimento de pessoas em questão no Brasil o ser humano inclina-se a adotar essa atitude tornando-se passivo e inerte com a problemática dificultando cada vez mais para que esse entrave seja combatido e a sociedade prossiga tranquilamente.
Portanto, faz-se necessário combater esses obstáculos a fim de mitigar essa situação. Então, cabe ao Ministério da Segurança e ao Ministério do Desenvolvimento Humano propor ações com palestras nas escolas, CRAS e em ambientes públicos por meio midiático a fim de mostrar a necessidade do cuidado para com a população, seja ao sair de casa ou em qualquer situação, desmistificando a ineficiência legislativa e desigualdade social. Somente assim, se consolidará um ambiente ideal tal como afirma Thomas More em seu livro "Utopia".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.