Em primeiro plano, é lícito afirmar que as empresas atualmente estão cada vez mais rigorosas, em questão de curricular, isso torna cada vez mais difícil a empregabilidade daqueles que não têm o ensino de escolaridade completo. De acordo com o site ''g1'', o Brasil obteve o aumento de 30% de desempregados por todo o país, pelo motivo de testes inadequados, no qual a pessoa deve saber lidar com funções irrelevantes a sua função. Ademais, o sociólogo Émile Durkheim, ressalta que o estado de anomia do indivíduo pode ser gerado pelo o desemprego, que priva o mesmo de um papel social significativo e propósito. Dessa forma, as instituições levam consigo a identidade de várias pessoas, se no qual forem demitidas, pode ocorrer a ausência de integralidade pessoal, o que pode resultar em sérios problemas.
Sob viés, é necessário discorrer sobre a disparidade de desempregados entre 2019 a 2023, que ocasionou o aumento da pobreza no país e tem como principal motivo a COVID-19. Outrossim, segundo a capital Brasília, o Brasil sofreu uma redução súbita no capital brasileiro para o investimento em demais áreas de serviços à sociedade, isso ocorreu pelo fato alarmante de famílias que tiveram pouca renda naquele momento e que só conseguiram paga a sua alimentação. Dessa maneira, é possível concluir que há deveres a serem feitos pelo governo brasileiro em prol de seus habitantes.
Em suma, combater a precarização do trabalho e promover investimentos estratégicos são medidas indispensáveis para prevenir o desemprego no Brasil e assegurar o bem-estar da população. Nesse contexto, o Estado deve promover o alinhamento das empresas por meio de fiscalizações internas que possam acompanhar diretamente o trabalhador. Dessa forma, pode garantir o aumento de empregados seguros, sem abertura de uma demissão injusta.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "pode observar-se sua dedicação" (recomendo reescrever para "pode-se observar a dedicação dele"). Para melhorar a argumentação, sugiro estruturar melhor as ideias: por exemplo, no primeiro parágrafo, comece com uma afirmação clara sobre o impacto do desemprego antes de citar a série. Além disso, ao discutir a proposta de intervenção na Competência 5, é importante detalhar mais os elementos; por exemplo: "O governo deve implementar programas de capacitação profissional (agente) que ajudem os desempregados (meio) a se reinserirem no mercado de trabalho (finalidade)."
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.