Primeiramente, válido destacar a indiligência do Estado como o principal fator para essa problemática. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), à educação é o direito indispensável na formação profissional e moral de cada indivíduo. Nessa perspectiva, a Federação brasileira, mesmo sendo um país que adota os princípios da ONU como base em sua Constituição, não consegue atingir as expectativas de uma nação humanizada, pois o direito educacional é desrespeitado pelos entes federativos, considerando o fator negativo ligado ao possível desmonte do centros universitários públicos do país. Nesse sentido, é imprescindível encontrar estratégias que mudem essa realidade.
Outrossim, está relacionado as companhias multinacionais do setor educacional . Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os grupos de ensino privado contam com 46% de alunos matriculados em suas instituições. Certamente, isso é algo preocupante, visto que grandes parcelas de subsídios tem sido aplicadas nessas empresas, além de acolherem uma porcentagem elevada de discentes para essaes centros acadêmicos, o qual corrobora para desmontagem das redes de ensino superiores públicas do Brasil. Dessa forma, é necessário encontrar medidas que solucionem essa problemática.
Nesse sentido, é essencaial que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação reafirme seu compromisso com os setores formação superiores públicos do país, por meio de projetos que ampliem as verbas destinadas a esses locais, ulltilizando devidamente os impostos cobrados aos cidadãos. Ademais, às Universidades públicas devem lançar editais que aumentem o número de vagas para os acadêmicos.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.