Avatar do usuário
Por robson2003b
Quantidade de postagens
#128232
"Tomate não dá, iorgute não dá, tem que sobrar pra comprar sabão". À luz da canção Pra ver se melhora, da cantora brasileira Elza Soares, fica claro que o endividamento das famílias brasileiras gera um cenário patológico na sociedade, visto que, sem dinheiro, as famílias retiram itens básicos das listas de compras para adquirir somente produtos essenciais. Diante do exposto, é fulcral analisar os fatores que corroboram para a persistência dessa problemática e para a criação de músicas como de Elza Soares: a ineficiência das escolas e a inação do Estado.

Em primeira análise, é fundamental compreender a ineficácia das instituições de ensino em promover um currículo plural, que inclua a educação financeira, como um fator para a manutenção dessa problemática. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, a formação dos educandos deve ser crítica e libertadora, entretanto, a atual conjuntura vigente no Brasil destoa das ideologias freirianas, haja vista a ausência de práticas que efetivem o ensino da matemática financeira nos educandários, o que, por sua vez, cimenta o caótico cenário de inadimplência do país.

Paralelamente, a inação do Governo Federal em promover programas que ajudem os cidadãos a regularizarem suas dívidas, é motor para a persistência desse cenário. Dessa forma, alude-se ao artigo quinto da Constituição Federal de 1988, a qual garante, dentre outras coisas, à liberdade e à moradia. Porém, o cerceamento do acesso ao crédito impossibilita o acesso desses direitos previstos na carta magna do Brasil, fomentando o caótico cenário nacional.

Portanto, conclui-se que é dever do Estado brasileiro, junto às instituições de ensino, promover a criação de programas sociais para, assim, atenuarem-se os índices de endividamento da população brasileira. Ademais, o MEC deve ser responsável pela difusão de informações educativas por meio de panfletos e cartilhas, visando a atenuação da realidade de endividamento do país. Sendo assim, com a aplicação dessas medidas, o Brasil poderá deixar, em médio a longo prazo, de apresentar essa realidade patológica.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por robson2003b
Quantidade de postagens
#128233
Olá, queridos. Prestei recentemente um concurso público para professor de língua inglesa, fui muito bem na prova objetiva, mas estou apreensivo com a última nota, que será a redação. Vocês poderiam avaliar a minha redação, por favor.

@Maxy
@TavioCorteze
@lais458
0
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128297
@robson2003b

Pontos positivos:

1. Introdução contextualizada com referência à música de Elza Soares.

2. Argumentação bem estruturada, com análise dos fatores que contribuem para o endividamento das famílias.

3. Uso adequado de repertório sociocultural para fundamentar as ideias apresentadas.

4. Proposta de intervenção coerente e detalhada, indicando a responsabilidade do Estado e das instituições educacionais.

Pontos a melhorar:

1. Cuidado com a coesão textual: em alguns momentos, há falta de conectivos que poderiam tornar a progressão textual mais fluida.

2. Revisão gramatical: atente-se à concordância verbal e nominal para evitar possíveis deslizes linguísticos.

Dicas para melhorar sua escrita:

1. Utilize mais conectivos (por exemplo: no entanto, além disso, assim sendo) para articular melhor as ideias ao longo do texto.

2. Revise cuidadosamente aspectos gramaticais como concordância verbal e nominal.

3. Busque diversificar ainda mais seus exemplos e argumentos para enriquecer sua argumentação.

No geral, sua redação está muito boa! Continue praticando e prestando atenção aos detalhes apontados para aprimorar cada vez mais sua escrita dissertativa-argumentativa dentro dos critérios exigidos pelo Enem. Parabéns pelo seu esforço!
0
Avatar do usuário
Por robson2003b
Quantidade de postagens
#128319
@lais458, Obrigado pela correção <3. Espero que os corretores da banca pensem semelhate a você sksksks. Thanks :D
0

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.