Segundo o Ministério da Educação, a prática do esporte entre adolescentes e crianças é predominante nas aulas de educação física. Essa atuação está inserida no ambiente escolar e a iniciativa pertence à constituição federal de 1988, afirmando como dever do Estado possibilitar o acesso do cidadão brasileiro ao esporte. Entretanto, ao não haver estruturas adequadas nas escolas públicas que abranjam a diversidade de alunos para todos os executarem, evidência a exclusão social por falta de infraestrutura escolar.
Além disso, o Serasa constatou, em julho de 2024, que 74% dos brasileiros que praticaram esporte na infância tiveram como barreira a falta de incentivo financeiro. Diante desse cenário, percebe-se a negligência do Estado em não investir na continuidade dos projetos sociais que estejam focados em fomentar o acesso ao Esporte após a fase da infância e da adolescência. Por consequência, impede que os cidadãos que já são adultos pratiquem atividades físicas, principalmente, os que não possuem recursos financeiros para ter acesso as modalidades esportivas, como, por exemplo: ginástica aquática.
Por fim, cabe ao Ministério dos Esportes, juntamente com o Ministério da Educação, promover adaptações nas escolas públicas, como também desenvolver oficinas regionais gratuitas. Esses projetos terão por finalidade, respectivamente, disponibilizar infraestrutura adequada para que todos pratiquem esportes em ambientes escolares e incentivar a continuidade dessa prática, após a formação, em diferentes faixas etárias. Em detalhes, ambos serão custeados pelos impostos, o que possibilitará a concretização das iniciativas. Por meio das verbas públicas, as reformas serão feitas nas instituições educacionais, bem como a contratação de profissionais de educação física, que possibilitaram o aprendizado de diferentes modalidades do esporte nas aulas gratuitas. Dessa forma, haverá, progressivamente, a eficiente aplicação do esporte como maneira de alcançar a cidadania.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta um domínio excelente da norma-padrão da língua portuguesa, não sendo identificados erros gramaticais. O tema proposto foi compreendido e desenvolvido de forma clara e coesa, utilizando conceitos relevantes para a discussão do esporte como ferramenta de inclusão social.
O texto demonstrou grande capacidade de seleção, organização e interpretação de informações, fatos e argumentos em defesa do ponto de vista. As referências ao caso histórico da Copa do Mundo de Rugby na África do Sul, dados do Ministério da Educação e Serasa fortalecem a argumentação.
Quanto à competência que avalia o uso correto dos conectivos ou locuções conjuntivas entre as frases (coesão) e a progressão lógica entre as ideias (coerência), o texto apresentou uma pequena falha na frase "Entretanto, ao não haver estruturas adequadas nas escolas públicas que abranjam a diversidade de alunos para todos os executarem...". A expressão "todos os executarem" poderia ser substituída por "todos praticarem esportes", tornando a frase mais clara.
Por fim, na elaboração da proposta interventiva foram contemplados todos os elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade). Além disso, detalhes sobre como serão custeadas as iniciativas foram adicionados ao texto. Isso enriquece ainda mais essa parte final da redação.
No geral, o texto apresenta um alto nível de qualidade e atende aos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio. Parabéns!