Avatar do usuário
Por Dayanebc
Quantidade de postagens
#122834
A série de televisão 13 Reasons Why, narra a história de Hannah Baker, uma jovem que devido ao seu quadro depressivo, cometeu o autocídio. Infelizmente, a realidade da sociedade brasileira se assemelha bastante à ficção. Dessa maneira, é necessário analisar os principais propulsores do estigma associado às doenças mentais: o descaso governamental e a inércia do corpo social.
Em primeiro plano, é lícito postular a ausência de medidas governamentais eficazes que combatem esse óbice. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma pesquisa realizada em 2017, cerca de 322 milhões de pessoas têm depressão. Nessa perspectiva, percebe-se que apesar do grande número de vítimas dessa doença, a indiferença estatal se torna evidente devido à falta de programas sociais que visem dar suporte para pessoas com saúde mental abalada. Diante desse cenário, pode-se citar os estudos da antropóloga Lilia
Schwarcz, uma vez que ela afirma que há uma política de eufemismo no Brasil. Essa política visa suavizar os problemas relacionados à depressão, exemplificando a situação vivida no Brasil contemporâneo, agravando ainda mais o preconceito associado às doenças mentais.
Em segundo plano, a inércia social também pode ser apontada como uma promotora desse empecilho. O Brasil é o país mais depressivo da América Latina, segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde. Esta problemática se agrava quando o corpo social, ao invés de dar voz ao problema, trata como tabu a presença de doenças mentais na grande maioria dos indivíduos. Dessa forma, o indivíduo neuro divergente se sente isolado e envergonhado de pedir ajuda, por medo da represália.
Portanto, o estigma associado às doenças mentais configura um empecilho ao progresso da sociedade brasileira e, por isso, deve ser combatido. O Ministério da Saúde, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, deve criar uma campanha de conscientização, que será veiculada pelos meios de comunicação, que vise falar mais sobre saúde mental e dar a devida atenção às vítimas das doenças mentais. Espera-se, com esta medida, tornar a sociedade um ambiente acolhedor e mais saudável.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Fala, galera! Encontrei o https://www.brazino-777.[…]

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel[…]

Legalização da Maconha

Legalização da maconha, Ordem ou Aceitação ? O […]

A série de televisão, da emissora Netflix, “Ginny […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.