O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo. Tendo aproximadamente 650.000 pessoas privadas de liberdade em um sistema em que há apenas 482,9 mil lugares, dificultando a ressocialização e favorecendo o poder das facções criminosas. Outro fato é que, com maior número de presidiários por metro quadrado, causa maior incidência de condições desumanas a estes, aumentando a violência dentro dos presídios e a falta de higiene basica, o que pode aumentar na probabilidade de doenças neste local.
Tudo isso nos faz analisar o porquê isso acontece. É visível que o sistema carcerário brasileiro é lento, cerca de 30% dos presos estão em prisão preventiva, ou seja, ainda não começou a pena de fato, pois seus julgamentos ainda não terminaram. Outro aspecto que contribui para a superlotação, é o fato que o sistema não acompanha a necessidade, fazendo com que agrave tal situação.
Por tudo isso, é notável que o sistema jurídico brasileiro deverá reduzir o tempo de espera dos julgamentos, para que os presídios não sobrecarreguem. Para diminuir o número de encarcerados, crimes menores deveriam ter penas de serviços comunitários, auxiliando o sistema e reduzindo o número de reincidentes criminais. Sem reformas eficazes, a superlotação continuará sendo um obstáculo para a segurança pública e a justiça social.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "higiene basica" (corrigir para "básica") e a falta de concordância em "o que pode aumentar na probabilidade" (corrigir para "o que pode aumentar a probabilidade"). A coesão poderia ser melhorada com conectivos, por exemplo, substituindo "Outro fato é que" por "Além disso". A proposta de intervenção carece de detalhamento; sugere-se especificar o agente responsável pelas reformas no sistema jurídico.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.