No entanto, o avanço tecnológico também ajuda na maioria das vezes como qualquer tipo de informação e conhecimento onde e quando quiser, a capacidade de mandar mensagem para alguém que está no outro lado do mundo, não utilizamos mais mapas e sim GPS para viagens.Mas nem todos tem acesso a esse tipo de benefício.
De acordo com o G1 mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso a internet, essa desigualdade social faz com que essas pessoas sejam desprivilegiadas tanto em questão de informação mas também na questão da educação , já que na internet existe diversos meios que facilitam o aprendizado. Concluímos então que a inclusão digital é o 1º passo para diminuir a desigualdade social.
Dessa maneira, apesar da tecnologia mover o mundo, nem sempre ela move o mundo na melhor das direções, cabe então ao governo ajudar nisso disponibilizando materiais, regular o mercado,promover políticas para ampliar o acesso à internet , entre outras ideias. Com isso a tecnologia vai ser a nossa maior aliada daqui pra frente.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, o domínio da norma-padrão da língua portuguesa é satisfatório, com poucos desvios gramaticais. No entanto, alguns erros são notáveis, como a falta de concordância verbal na frase "diversas pessoas estão desempregadas por conta das máquinas que está substituindo o papel delas". O correto seria "máquinas que estão substituindo".
Na Competência 2, o autor compreendeu bem a proposta de redação, desenvolvendo o tema proposto de maneira coesa e coerente.
Na Competência 3, o autor apresenta informações e argumentos pertinentes, mas em alguns casos, a argumentação poderia ser mais bem elaborada. Por exemplo, a afirmação de que "o ser humano está cada vez menos sendo útil" poderia ser melhor argumentada, trazendo exemplos ou dados que comprovem essa afirmação.
Na Competência 4, o texto apresenta coesão e coerência, mas há algumas repetições desnecessárias, como o uso de "No entanto" em duas frases consecutivas.
Na Competência 5, o autor elabora uma proposta de intervenção bem estruturada, incluindo o agente (governo), a ação (disponibilizar materiais, regular o mercado, promover políticas), o meio (internet) e a finalidade (diminuir a desigualdade social).
Para melhorar, o autor poderia fazer um uso mais variado de conectivos e evitar repetições. Além disso, é importante prestar atenção à concordância verbal e aprofundar a argumentação, trazendo exemplos ou dados que comprovem as afirmações feitas.