Avatar do usuário
Por maria1997
Quantidade de postagens
#132994
O Poder da IA: Uma oportunidade ou uma ameaça?

 
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente na sociedade, de forma que, se torna visível a sua influência em diversos âmbitos. Esta influencia gera muitos benefícios, entretanto não são todos que podem usufruir dos mesmos. Além disso, a IA pode ser usada de forma marginalizada e maléfica, se tornando prejudicial para toda a sociedade. Atualmente, o futuro da inteligência Artificial é uns dos temas mais abordados por políticos, sociólogos, cientistas e pela população em geral, uma vez que todos estão preocupados em como vai ser o futuro da IA e se estamos devidamente preparados.

Diante disso, se torna crucial ressaltar que a Inclusão Digital no Brasil, ainda é um problema a ser solucionado. Apesar, de a IA já ter proporcionado diversos benefícios para a sociedade, grande parte não tem acesso, não apenas a Inteligência Artificial, mas também a internet e eletroeletrônicos. Isso se torna um problema gravíssimo quando esses recursos estão implementados em grande maioria dos setores e a tendência é que essa implementação aumente cada vez mais, desde setores como saúde até educação. Afetando diretamente os indivíduos sem o acesso a tais recursos. Segundo o filósofo iluminista Jhon Locke “O Estado deve ser a máquina administrativa responsável por garantir o bem-estar coletivo” tal perspectiva não é efetivada na prática, na atualidade brasileira, pois é perceptível a exclusão digital e a desigualdade social, não apenas em relação a recursos tecnológicos, mas também, de uma forma geral.
 

Além disso, alguns dos indivíduos que tem o acesso a IA ou outros recursos tecnológicos, utiliza-os de maneira marginalizada e maléfica. Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade, é a Modificação de Fotos, principalmente de crianças e adolescentes, em que por meio de recursos tecnológicos, como a IA, o indivíduo realiza a troca do rosto do indivíduo da imagem ou até mesmo muda a fala em um vídeo. Este problema está cada vez mais recorrente no nosso cotidiano, e é assustador pensar como será o futuro da IA, com tantos indivíduos a utilizando de forma maléfica.

Entretanto, urge ressaltar que a IA em si, traz diversos benefícios para a sociedade, sendo utilizada em diversos âmbitos, por exemplo, na medicina em que a Inteligência Artificial pode ser usada para o “diagnóstico de exames”, sendo mais rápida e precisa nos resultados. Ou por exemplo, no mercado de trabalho, em que a IA e a Robótica podem ser usadas juntas para a realização de trabalhos braçais, que exigem muito exercício físico de um individuo ou em que o trabalho seja crítico ou de alto risco. Porém, o uso da inteligência no mercado de trabalho, gera grandes controvérsias, pois a sociedade alega que irá perder o emprego para a IA, e de certa forma eles não estão errados, a IA irá substituir alguns trabalhos, mas também irá gerar novos, o que mudará será o tipo de trabalho a ser realizado pelos humanos.

Segundo Miguel Nicolelis, cientista brasileiro formado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (SP) em Medicina, “O cérebro humano não vai ser substituído por nenhum computador, toda via o uso contínuo da lógica digital está influenciando como nosso cérebro funciona”, ou seja, a IA não cria, ela apenas imita ou compila tudo que o ser humano já criou. Atualmente, o uso de Assistentes Virtuais está cada vez mais recorrente, apesar de a Inteligência Artificial não possuir a capacidade de criar, ela está influenciando a forma em que os humanos estão pensando e se posicionando sobre algum tema em questão. Este problema está afetando diretamente estudantes, principalmente na realização de trabalhos acadêmicos ou em discussões sobre sentimentalismo e filosofia, pois as suas opiniões estão sendo moldados pelo uso da IA.

Portanto, o futuro da inteligência artificial proporcionará muitos benefícios para a sociedade, entretanto o Estado precisará tornar a IA efetivamente inclusa e permitir que todos possam usufruir de seus benefícios, pois a tendência é a IA estar cada vez mais presente na sociedade, em diversos âmbitos. Apesar de a Inteligência artificial possuir malefícios, em sua maioria eles estão relacionados a forma ou o objetivo do usuário ao utilizar a IA, portanto acredita-se que a criação de leis vigentes no Brasil que regularizem o uso de inteligência artificial, minimizará o uso marginalizado deste recurso. Dessa forma, o futuro da IA é incerto, entretanto medidas podem e devem ser tomadas no presente, pois refletiram no futuro, minimizando o impacto social, exclusão digital, desigualdade social, uso marginalizado, violação de direito autorais, invasão de privacidade e prejudicação da educação dos jovens. Formando um ambiente mais seguro para as inovações tecnológicas se desenvolverem e para o bem-estar coletivo da sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Podem corrigir meu texto pfv? Expliquem meus erros[…]

C1 – 160. Alguns desvios de gramática e de estrutu[…]

Colaborador

Nenhum, todas as redações enviadas APÓS a conquist[…]

JoaoPedro72 kaioh1555 Muito obrigada,pela c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.