Primeiramente, cabe mencionar a automatização decorrente da utilização da inteligência artificial como parte da problemática em questão. Nesse viés, verifica-se um ponto crucial a ser enfrentado pela sociedade no futuro, já que a substituição ou redução do papel do ser humano em atividades laborais é uma forte tendência atualmente. Com isso, surge a preocupação com o desemprego em massa ou mesmo mesmo a precarização das condições ofertadas para o trabalho. Urge, portanto, atenção no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, tal como a proteção em face da automatização prevista na Constituição Federal de 1988.
Outrossim, cabe destacar que a ampla utilização de tecnologias tem contribuído para a acentuação das desigualdades sociais. Isso porque trabalhadores mais jovens e adeptos a essa era digital tendem a ver o aumento exponencial de suas rendas, enquanto aqueles de mais idade e com pouca afinidade com a "Internet das coisas" ficam cada vez mais propensos à vulnerabilidade e a baixos salários. Diante disso, irrefutável é o papel do Estado no combate à desvalorização dos profissionais que poderão vir a ser totalmente substituídos pelo uso de novas tecnologias muito em breve.
Infere-se, portanto, que a inteligência artificial chegou para transformar e para ficar. No ambiente de trabalho, embora possa servir para auxiliar em atividades criativas ou perigosas/difíceis, trouxe também desvantagens para determinados profissionais, que podem ser vistos como desnecessários no futuro. Nesse aspecto, cabe ao Estado transformar em prioridade a alfabetização digital, bem como a capacitação dos trabalhadores, visando, sobretudo, a proteção da classe e a redução dos impactos negativos causados pela utilização da inteligência artificial. Por fim, não se pode olvidar que o tema demanda urgente regulamentação por parte do Congresso Nacional, tendo em vista a atual lacuna legislativa quanto ao assunto e a evidente necessidade do seu uso responsável tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta um alto nível de proficiência em todas as competências avaliadas. Na Competência 1, o autor demonstra excelente domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros de gramática ou ortografia. Na Competência 2, o autor compreende bem a proposta de redação e desenvolve o tema de forma estruturada, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros. Na Competência 3, o autor seleciona, organiza e interpreta informações, fatos e argumentos de forma eficaz para defender seu ponto de vista. Na Competência 4, o autor demonstra excelente uso dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mantendo a coesão e a coerência do texto. Na Competência 5, o autor propõe uma intervenção clara, detalhando o agente (o Estado), a ação (alfabetização digital e capacitação dos trabalhadores), o meio (prioridade) e a finalidade (proteção da classe trabalhadora e redução dos impactos negativos da inteligência artificial), respeitando os direitos humanos. Não há erros a serem corrigidos ou sugestões de melhorias a serem feitas. Parabéns pelo excelente trabalho!