Em primeiro plano, os experimentos com animais surgem para garantir segurança no combate a doenças. A Ação abre um leque de possibilidades para a saúde brasileira, auxiliando no controle de variantes que preocupam a população. A medida que os maus tratos foram substituídos pela "inovação" e fácil acesso, foi se esquecendo do que se nomeia crime e visivelmente desprezo a vida.
Desse modo, a Constituição Federal promove e direciona ao poder público a urgência de proteção à fauna e flora presentes no território brasileiro, visto que todo esforço direcionado à saúde seria inútil sem que se tome medidas de cuidados com os animais. Além disso, com a impossibilidade de extinguir grande parte de pesquisas experimentais no Rio de Janeiro, foi aprovado projeto de Lei Arouca, buscando maior controle dos casos diferentes experimentos com os animais. Não há dúvidas de que, com tantas contribuições para o aumento de crueldade animal, o Estado tenha culpa nesse cenário onde molestar, abusar, maltratar e matar vidas tão importantes quanto seres humanos seja um crime financiável.
Logo, é dever do Ministério Público aplicar punições ainda mais severas para crimes como esse, onde a vida se torna "só mais Uma". Enquanto até mesmo figuras públicas importantes não partilharem da mesma linha de raciocínio que a problemática atrás, a população irá ser aceitar qualquer justificativa fajuta que apresentarem.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Competência 1: A redação contém erros gramaticais, como "se tornar" no lugar de "tornam-se" e erros de concordância ("foi se esquecendo", correto seria "ficaram esquecidos"). Sugestão: rever regras de concordância verbal e nominal e praticar a conjugação correta dos verbos.
Competência 2: O texto discute parcialmente sobre a relação entre homens e animais, focando mais em experiências científicas e pouco sobre o tema proposto. Sugestão: investigar mais áreas de interação humana e animal além da experimentação.
Competência 3: Falta clareza na defesa dos pontos de vista, que não são consistentemente sustentados por informações. Sugestão: usar dados e argumentos mais explícitos para apoiar cada afirmação.
Competência 4: Conectivos foram usados inadequadamente, como "a medida que" deveria ser "à medida que". Sugestão: praticar o uso correto de conectivos para garantir uma transição lógica.
Competência 5: A redação não apresenta uma proposta de intervenção clara e estruturada. Sugestão: elaborar uma proposta que inclua agente, ação, meio e finalidade, como "O Ministério da Saúde deve implementar programas de conscientização sobre alternativas aos testes em animais, utilizando campanhas educacionais para promover tecnologias sustentáveis, a fim de reduzir a crueldade animal".
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.