Primordialmente, é nítido como a má supervisão de aparelhos tecnológicos intensifica o problema, visto que na atualidade pais preferem dar telas aos seus filhos do que observar seu desenvolvimento cognitivo. Em seus estudos, o sociólogo alemão Max Weber defende que o processo de compreensão da realidade social seria possível por meio da compreensão das ações dos indivíduos. Entretanto, por mais que essa concepção seja a ideal, entende-se que a realidade brasileira é outra, especificamente quando se trata do impacto negativo da inteligência artificial na educação e no mercado de trabalho, visto que o corpo social não apresenta um juiz sólido, permanecendo alienado.
Neste contexto, ao analisar o descaso governamental, percebe-se como a ausência ente desampara os trabalhadores. Para Pierre Bourdieu, na “Teoria do Habitus”, a sociedade incorpora uma determinada estrutura social, de modo a naturalizar e reproduzir os costumes. Conjuntamente, ao observar a realidade do Brasil, principalmente quando se trata do impacto no mercado de trabalho, percebe-se que a máxima de Pierre é evidenciada, visto que a problemática, presente no cotidiano, tornou-se um fato comum e irrelevante pela população.
Conclusão
Em suma é possível perceber que o impacto desta inteligência tanto no mercado de trabalho quando na educação é um desafio árduo e, por isso precisa ser combatido. Sendo assim, cabe ao governo, ao ministério do trabalho e ao ministério da educação por meio de verbas governamentais a criação de projetos, leis, palestras e atividades. Para que seja comprovada a sua efetivação devem ser feitas análises de dados obtidos por meios de pesquisas e os ajustes necessários (somente se preciso). Apenas dessa maneira será possível não fazer analogias a obra de Machado de Assis e, decerto o corpo social terá seu bem-estar garantido. Assim contribuindo para um país mais inclusivo, tanto no meio social quanto no cultural.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros/limitações: uso inadequado de referências (A Causa Secreta de Machado não sustenta a ideia de IA); coesão-carência de conectivos entre parágrafos; tese pouco clara e organização formal irregular; linguagem em alguns trechos pouco precisa; proposta de intervenção tem elementos presentes, porém pouco detalhada. Sugestões: reescrever a abertura com tese explícita sobre IA, educação e trabalho; usar conectivos como ademais, por isso, entretanto; estruturar a conclusão com síntese clara; na intervenção, indicar agente específico, ação mensurável, meio financeiro/operacional e finalidade social (ex.: governo implementa X em Y, com metas quantificáveis).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.