Precipuamente, é fulcral pontuar que a substituição de empregos humanos por IA deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o empresário Andrew Yang "O futuro do trabalho será sobre o que as máquinas não podem fazer.", portanto, constata-se que substituir atividades humanas por inteligência artificial não se revela uma solução ideal, especialmente quando há funções nas quais a IA, por mais avançada que seja, não será capaz de desempenhar com a mesma excelência e sensibilidade de um ser humano. Devido à falta de atuação das autoridades, a substituição de trabalhos humanos por IA, poderá, portanto, prejudicar a essência de trabalhos que demandam uma abordagem humana e empática. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal deforma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar as novas oportunidades de empregos como ponto importante. De acordo com Klaus Schwab "A automação não é o inimigo do trabalho, é o avanço da sociedade" . Partindo desse pressuposto, é importante considerar que o progresso da inteligência artificial também gera novas oportunidades de emprego, como o de desenvolvedor de IA, especialista em ética de algoritmos, analista de dados e gestor de sistemas automatizados, entre outros cargos que demandam habilidades específicas para lidar com essas tecnologias emergentes. Com isso, novas tecnologias poderão ajudar famílias com necessidades de emprego, precisando apenas de um celular para trabalhar.
Portanto, embora a inteligência artificial traga consigo o risco de substituir determinados empregos humanos, também proporciona a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho, exigindo uma adaptação constante das habilidades profissionais. Nesse contexto, é fundamental que o poder público, em conjunto com as instituições educacionais e empresas, promova políticas de requalificação e inclusão digital. Tais medidas garantirão que os cidadãos se preparem para as novas demandas do mercado, aproveitando o potencial da tecnologia de forma ética e equilibrada. Somente por meio de uma abordagem proativa será possível minimizar os impactos negativos da automação e maximizar seus benefícios para toda a sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como o uso incorreto de vírgulas em "inteligência no mercado de trabalho, está" e "IA, poderá". Sugere-se remover a vírgula após "trabalho" e "IA". Além disso, a expressão "deforma urgente" deve ser corrigida para "de forma urgente". Na competência de coesão e coerência, há falta de conectivos entre algumas ideias; recomenda-se o uso mais frequente para melhorar a fluidez do texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.