Diante desse cenário, Jean Paul Sartre afirma, em sua obra "O ser e o nada", que existe o conceito conhecido como "Acomodação Social", segundo o qual há alguns temas sociais banidos da discussão coletiva. Sob a lógica de Sartre, a discussão acerca das inteligências artificiais, embora seja relevante para as pessoas que iniciam a jornada de trabalho, não recebe a devida importância. Tal negligência prejudica os jovens, haja vista que as "IA" estão cada vez mais ocupando cargos da tecnologia e do "designing". Assim, é incoerente que o Brasil ainda conviva com o arcaico dilema do silenciamento social.
Ademais, a omissão do Governo dá ensejo à falta de sensibilização social às tecnologias. Nesse sentido, em 1976, Norberto Bobbio, expoente filósofo italiano, desenvolveu o "dicionário da política". A partir do qual, a nação deveria não apenas garantir os direitos básicos, como o trabalho, mas também assegurar que a população usufrua na prática. Sob essa lógica, o Governo precisa não apenas criar políticas públicas que assegurem a garantia ao trabalho, mas também garantam que a população vivencie os benefícios em seu cotidiano. Tal carência fica evidente pelo desemprego em áreas de tecnologia, "designing" e exatas. Assim, enquanto a displicência estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com um dos maiores problemas para os brasileiros: a fragilidade da dignidade humana.
É urgente, portanto, que a falta de medidas relacionadas à tecnologia seja mitigada. Para isso, o Ministério do Trabalho e as escolas - responsáveis pela transformação social - devem contribuir para desenvolver medidas para os indivíduos em relação á Inteligência Artificial, por meio de projetos sociais, como ações comunitárias, a exemplo de mais oportunidades de trabalho. Essa iniciativa terá finalidade de mobilizar o Estado a melhorar o desemprego, e de garantir que o conceito defendido pela ONU, seja, em breve, a realidade do Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Erros como "á" em vez de "à", e uso inadequado de aspas; corrigir para "em relação à Inteligência Artificial". É importante evitar aspas desnecessárias, podendo ser substituído por itálico.
Competência 2: O tema é abordado adequadamente, com citações pertinentes e conexão com o impacto da IA no trabalho.
Competência 3: Embora bem fundamentado, os argumentos carecem de maior desenvolvimento, como detalhar o impacto das IA em outras áreas além das citadas.
Competência 4: A coesão é satisfatória, mas o uso de "assim" pode ser substituído por variações como "portanto" ou "consequentemente" para melhorar a conexão das ideias.
Competência 5: Proposta de intervenção com todos os elementos, mas detalhar mais a ação, como especificar quais tipos de "projetos sociais".
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.