Criada para orientar o desenvolvimento responsável da tecnologia, a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial apresenta um marco ao tentar equilibrar inovação e segurança digital. Todavia, sua efetividade é prejudicada por falhas estruturais, como a defasagem legislativa diante da rápida ascensão da nova tecnologia, a insuficiência de fiscalização e a carência de investimento público na área. Por conseguinte, enquanto o poder público não garantir o cumprimento de diretrizes claras para o uso ético da IA, o avanço tecnológico continuará a gerar riscos à educação e à aprendizagem.
Segundo dados da UNESCO e OCDE, o Brasil ainda enfrenta desafios quanto à alfabetização digital e ao uso ético das novas tecnologias. Tal cenário decorre da falta de políticas públicas voltadas à formação crítica da população e à naturalização do uso indiscriminado de ferramentas digitais. Além disso, a carência de debates sociais sobre o uso da Inteligência Artificial na educação contribui para a desinformação e para a ausência do pensamento crítico dos usuários, o que agrava a alienação tecnológica da população.
Diante do exposto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, deve elaborar leis específicas que regulamentem o uso da Inteligência Artificial, assegurando transparência e responsabilidade ética em sua aplicação. Além disso, o Ministério da Educação deve promover programas de alfabetização digital e ética tecnológica nas escolas, com o intuito de preparar as novas gerações para interagir de forma crítica e segura com as inovações digitais. Somente assim será possível harmonizar o avanço tecnológico com os valores humanos, preservando o que há de mais essencial na máxima cartesiana: o pensamento como base da existência.
@Mylike pode corrigir minha redação? Agradeço desde já!
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Pontuação elevada para a redação. Principais aspectos: 1) Erros gramaticais: o texto apresenta pouca falha, mantendo norma-padrão com aspas simples em citações, grafia adequada e concordância preservada. Sugestão de melhoria: manter aspas simples ou duplas de forma consistente, evitar repetições desnecessárias. 2) Tema e desenvolvimento: aborda IA na educação e impactos sociais, conectando ao tema proposto com recortes institucionais. Melhorar a transição entre parágrafos com conectivos mais variados (além de, por conseguinte, entretanto). 3) Organização e argumentação: estrutura dissertativa clara (introdução, desenvolvimento, conclusão) e defesa de posição com base em políticas públicas. 4) Coesão e coerência: boa progressão temática; reforçar a ligação entre dados UNESCO/OCDE e a crítica ao uso ético da IA. 5) Proposta de intervenção: apresenta agentes (Governo Federal, MEC, MCTI), ações (elaborar leis, promover alfabetização digital e ética), meio (nas escolas) e finalidade (pensamento crítico e seguro). Melhorias sugeridas: detalhar metas, prazos e indicadores de implementação para tornar a proposta mais específica.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.