Um dos principais fatores que contribuem para o impacto das redes sociais na formação de opinião pública é a influência dos criadores de conteúdo. Isso pode ser evidenciado na opinião dos influenciadores digitais, que é interpretada como uma verdade incontestável pelos seguidores. Por exemplo, a disseminação de dietas e padrões de beleza que são promovidos como o jeito ideal de ser.
Além disso, outro aspecto que merece destaque é a criação de bolhas informacionais. A influência desse fator pode ser observada no fenômeno em que as redes sociais, por meio de algoritmos, filtram os conteúdos que os usuários visualizam com base em suas preferências anteriores. Isso faz com que as pessoas sejam expostas apenas a opiniões que reforçam suas crenças, evitando pontos de vista divergentes. Isso pode ser evidenciado por meio dos algoritmos em plataformas como o Facebook e Instagram durante as eleições. Os estudos mostram que os algoritmos tendem a priorizar conteúdos que alinham-se às preferências e interações anteriores dos usuários.
Portanto, é evidente que a formação de opinião pública nas redes sociais desempenha um papel crucial na configuração da sociedade contemporânea. Com a análise dos fatores como a influência dos criadores de conteúdo e os algoritmos das redes sociais, é possível afirmar que ações como a promoção da educação midiática e digital são essenciais para capacitar os indivíduos a consumir, produzir e compartilhar informações de maneira crítica e responsável em ambientes digitais. Ademais, é fundamental que o Estado procure formas de minimizar os impactos negativos da influência sobre a população e garantir um futuro mais equilibrado para todos aqueles que buscam a verdade.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.