Em um mundo onde as redes sociais virtuais se propagaram rapidamente e de fazem presentes nas nossas vidas, devemos nos questionar se de fato, isso continua favorecendo ou só prejudicando nossas vidas. Os jovens de hoje, estão completamente movidos pelas redes sociais; likes, comentários de posts, quantos seguidores tem e se não ser um perfil "normal" que consideram, uma chuva de comentários negativos estão a sua espera. Além da ilusão, de que as pessoas pela qual seguimos são e estão sempre felizes e sem problemas, a personificação de vida perfeita. Agora pense no que isso faz com a mente de vários jovens, num momento de vida que eles estão conhecendo a si, que a inúmeras mudanças em suas vidas, o tanto que isso afeta eles.
Estudos mostram que os jovens estão tendo mais ansiedade, depressão, isolamento social e também distúrbios do sono. Uma epidemia silêncio, que está acontecendo e não ironicamente, numa geração crescida em meio as redes sociais. Também o fato do cyberbullying estar presente e assédio virtual e na maioria com meninas, em um site chamado CNN Brasil é mostrado que 11% das meninas e jovens mulheres sofrem assédio on-line diariamente. O que os levo a um questionamento, os jovens estão seguros e protegidos nas redes sociais? Por que ficamos tão acomodados com os dados aparecidos nos canais de notícias?
Em suma, sugiro que todos comecem a rever o que fazer para manter a segurança dos nossos jovens. Como, por exemplo, criar campanhas de conscientização do que devemos deixar os jovens verem, prevenir os jovens de tomar cuidado com o que postar e compartilhar nas redes sociais. Pedir a ajuda das escolas para promover atividades que juntem mais os alunos entre si; psicólogos nas escolas também é uma boa caminhada. E jovens, se ajudem mutuamente não deixando que suas diferenças sejam uma barreira nas suas vidas. Vocês são importantes e fazem parte dessa grande nação.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
- Erros gramaticais como "a tecnologia e o que elas nos proporciona" (corrigir para "a tecnologia e o que ela nos proporciona") e "uma epidemia silêncio" (corrigir para "uma epidemia silenciosa").
- A coesão é prejudicada pela falta de conectivos, como em "Agora pense no que isso faz com a mente de vários jovens"; sugere-se utilizar um conectivo, como "Ademais".
- A proposta de intervenção contém os quatro elementos, mas poderia detalhar mais a ação das escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.